Pets farão passeata por melhorias
Principal reclamação refere-se à falta de atendimento
Protetores e simpatizantes de animais de Santos, acompanhados de seus respectivos pets, farão passeata pelas ruas da cidade para reivindicar melhorias na Codevida, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos. A principal reclamação refere-se à falta de atendimento, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados, falta de espaço no canil municipal. Dr. Eduardo Filetti, que é médico veterinário e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pós-graduado em saúde pública, defende a PPP, Parceria Público-Privada, para solução de diversos problemas no atendimento aos animais. A PPP está em planos de governo de diversos prefeitos da região, mas encontra dificuldades para sair do papel, afirma Filetti.
Próxima edição mostrará as fotos da 12ª versão da Cãominhada, evento da TV Tribuna no dia 2 de julho, na Avenida da Praia da Aparecida, em Santos, com coordenação da Clínica Veterinária Filetti, que estará nas tendas 1 e 2 junto com a pet shop Bouticão, com agility, atendimento gratuito, fotos, distribuição de brindes…
Em breve acontecerá em Santos a Cãoremada, um grande encontro no qual os donos de pets remarão com os seus animais de estimação.
Bom prevenir!
CINOMOSE é uma enfermidade causada por vírus, altamente contagiosa entre os canídeos (cães, lobos e raposas), mas não é transmitida a seres humanos. Com elevado índice de mortalidade, acomete cães em qualquer idade. Estes são alguns sintomas da cinomose: febre, diminuição do apetite, corrimento nasal e/ou ocular, diarreia e/ou vômitos, secura do nariz e coxim plantar, conjuntivite, tremores no corpo (mioclonia), convulsões, paralisia.
Os sintomas podem estar mais ou menos expressos, e às vezes nem existir, tudo depende do sistema afetado: sistema digestivo, respiratório, locomotor, cutâneo, nervoso.
A lesão é mais grave quando o vírus ataca o sistema nervoso, pois neste caso as lesões são geralmente irreversíveis. O tratamento visa levantar a resistência, fortalecer o organismo e evitar infecções secundárias. Porém, a mais importante defesa é a do próprio organismo, ou seja, depende muito da saúde do cão.
O esquema da vacinação para cinomose começa com 42 a 60 dias de idade, exigindo mais 3 reforços posteriores. Como remediar é mais oneroso que prevenir, oriento a vacinar o cão com 4 doses no primeiro ano e anualmente também com uma dose.