Manchinha que jamais sairá da memória…
Transformar essa mancha em um aprendizado eterno
A MORTE de Manchinha, cão assassinado por um segurança do supermercado Carrefour em Osasco chocou o país. Como alguém pode cruelmente matar um animal pensando em interesses comerciais. A revolta tomou conta das ruas, das Ongs de defesa da vida animal, da imprensa e das redes sociais. É o momento para refletirmos sobre mudanças na sociedade.
Meu amigo, advogado Vasco Vieira, sempre me diz que dentro de pouco tempo os animais de estimação, em especial cães e gatos, estarão comendo à mesa como membros das famílias, pois o laço afetivo que une esses animais às pessoas muitas vezes transcende até mesmo o elo consanguíneo da mesma espécie, ou seja, pode ser até mais forte que o laço familiar.
Da mesma forma, é vigoroso o conceito de cachorro comunitário. Alguns comércios possuem seus animais dentro das lojas. Diversas comunidades têm seus cachorros circulando livremente, como Robinho, adotado pelos taxistas e comerciantes da confluência do Canal 1 com a Floriano Peixoto. Um posto de combustíveis em São Paulo contratou o vira-lata Negão para trabalhar, recebendo salário e moradia, com uniforme e crachá. Há notícias de empresas em Manaus que contratam cães para atuar na segurança, dando inclusive direito a férias aos mesmos. Em 1987, com estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília desenvolvemos a primeira cadeira de rodas para cães. A inclusão e o respeito são o melhor caminho.
Ao Carrefour, sugiro colocar uma estátua de Manchinha em todas as suas unidades e permitir desde já a circulação de animais em suas lojas e até obrigando-as a possuírem um pet no quadro de colaboradores. É a maneira de transformar essa mancha da falta de respeito humana em um aprendizado eterno a comerciantes, pessoas e animais. Essa Manchinha será indelével em nossa memória.
Três sabores: aveia e mel, cereais e vegetais
PETISCO – DogLicious lançou no mercado os biscoitos Croc, que unem diversão e crocância em três diferentes sabores: aveia e mel, cereais e vegetais. Além de garantir um alimento crocante, os produtos são adequados para todos os portes de cães. A formulação contém ingredientes funcionais de qualidade que auxiliam no controle do tártaro, mas é importante reforçar que não previne ou remedia a doença. A escovação dos dentes ainda é a melhor maneira, sempre tendo o cuidado de seguir as orientações do veterinário. Caso a doença não seja cuidada ou prevenida, pode desencadear em uma série de enfermidades bucais nos cães – e, em caso mais graves, a perda dos dentes. Os biscoitos também não devem substituir uma alimentação completa, como é o caso das rações.