Mais atrativo ao paladar do amiguinho
Fórmulas facilitam na hora de dar o remédio
UMA das maiores dificuldades para tratar as doenças dos amiguinhos é medicá-los. Pensando nisso, as farmácias de manipulação lançaram soluções que deixam esse momento mais prazeroso e bem menos traumático. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, os medicamentos manipulados facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico: “São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”.
Biscoitos com cheiro de carne para cães, xarope sabor de peixe para gatos, além de torrões de açúcar com gosto de maçã e forma de cenoura para cavalos. Essas são algumas das inúmeras possibilidades da manipulação de medicamentos veterinários. “A indústria humana tem dificuldade em produzir a quantidade exata ou oferecer o necessário para todo o tratamento do animal, o que gera desperdício”, afirma o dirigente: “Além disso, dependendo da faixa de peso, a administração para os muito pequenos e de diferentes espécies fica restringida”.
As farmácias de manipulação devem seguir critérios rígidos estabelecidos em 2014 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para preparar todo e qualquer produto para animais, a farmácia precisa ter licença de funcionamento desse órgão responsável pela fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos que manipulam produtos veterinários.
DICA – Os cães podem e devem se exercitar diariamente. Indicamos caminhada moderada para prevenir a obesidade e melhorar a saúde geral. Estes benefícios vão ficar claros quando o animal chegar na velhice. E se nós fizermos caminhada com nosso cãozinho vamos ter este ganho também. A saúde física e mental dos pets é muito importante e sabemos que todo confinamento pode ser estressante. O animal que não se movimenta tem grande potencial de desenvolver problemas de saúde, como osteoporose, artroses, problemas cardiovasculares e renais.
Crimes contra os animais
Denúncias on-line e por fone
A SECRETARIA de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo disponibiliza um atendimento gratuito on-line para denúncias de crimes contra os animais. Por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), o cidadão pode realizar sua denúncia num ambiente seguro e com total tranquilidade.
É necessário se identificar para fazer a denúncia, sendo que o sigilo dos dados será totalmente preservado caso o interessado opte pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas por meio do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado. Denúncias pelos telefones 181, (11) 3338.0155 e (11) 3338.1380. Mais em www.ssp.sp.gov.br/depa