Atenção aos sintomas da Toxocaríase
Médico veterinário deverá receitar o tratamento adequado
Eduardo Ribeiro Filetti
A Larva Migrans Visceral (LMV), também conhecida como Toxocaríase, é uma infecção provocada pela migração de larvas de nematódeos, principalmente Toxocara cati e Toxocara canis no organismo humano. Os helmintos adultos vivem no trato intestinal de cães e gatos e seus ovos saem para o meio ambiente junto com as fezes dos animais parasitados.
A doença ocorre pela ingestão acidental de ovos larvados dos vermes juntamente com areia ou terra contaminada, vegetais crus ou pequenas guloseimas que entram em contato com solo e posteriormente são ingeridas. Por isso, o cuidado deverá ser maior com crianças pequenas e bebes de colo.
Os sintomas podem nem existir sintomas da doença ou apresentar casos graves. A migração de larvas pode provocar os mais variados problemas, dependendo da sua localização: pulmão, pneumonia; fígado, hepatomegalia (aumento do órgão); coração, miocardite; cérebro, crises convulsivas e distúrbios de comportamento; olhos, conjuntivite, podendo causar cegueira.
A infecção é mais frequente em crianças e geralmente inicia com febre, anemia, perda de apetite, tosse, dores abdominais, irritabilidade e urticária. Quando atinge o olho é comum aparecer edema periorbitral, dor ocular e estrabismo.
Assim, é fundamental sempre recolher as fezes de cães e gatos em praças públicas, parques e praias, e dar destino sanitário adequado; lavar as mãos antes de refeições; levar o animal ao médico veterinário para receber tratamento anti-helmíntico, evitando o contato com areia ou terra contaminada com fezes.
Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinário e professor universitário, Mestre em Saúde Pública, pós graduado em Clinica de Pequenos Animais e Cirurgia de Felinos, Fitoterapeuta e membro da Academia Santista de Letras.
Doações para o bem-estar de pets abandonados
Confraria Miados e Latidos, na capital paulista, que atua no resgate de animais abandonados, abriu campanha on-line para doações de qualquer valor, visando proporcionar bem-estar e qualidade de vida à maior quantidade possível de cães e gatos. Para isso, atua com ações de castração, resgate, adoção e conscientização da sociedade, por meio da produção e compartilhamento de materiais informativos, palestras e eventos. Até o momento, já foram resgatados cerca de 4,5 mil animais, realizadas mais de 4 mil adoções e cerca de 16 mil castrações. Mais em www.miadoselatidos.org.br