Tour Aromático da Amazônia respeita a natureza, transformando vidas
A partir de agosto, a Aura Amazônia, especializada em turismo consciente, inicia a 5ª quinta edição do Tour Aromático da Amazônia. Mais do que um simples passeio, o projeto oferece uma experiência imersiva de sete dias na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada a 330 km de Manaus.
A próxima edição do Tour Aromático da Amazônia será no dia 23, com informações em https://tinyurl.com/3ymptxd7 Realizado pela Aura Amazônia, o Tour Aromático é uma oportunidade de se conectar com a natureza em sua forma mais pura, aprender com os povos da floresta, se descobrir em um novo patamar e contribuir para a preservação do planeta.
A RDS do Uatumã é uma área rastreada para o manejo sustentável de extração de óleos e manteigas vegetais, reconhecida pelo turismo de pesca. Durante o tour, os participantes terão a oportunidade de conhecer esse processo de perto, além de vivenciar a cultura local, se conectar com a exuberante natureza da Amazônia e contribuir para o fortalecimento da economia local, tudo isso com um forte compromisso com a sustentabilidade.
Ao longo da experiência, os participantes vivenciam trilhas na floresta, admirando a rica biodiversidade da Amazônia; oficinas participativas com as comunidades ribeirinhas, aprendendo sobre a produção sustentável, a destilação do óleo essencial de Breu Branco e a cultura local, valorizando o conhecimento ancestral e as práticas tradicionais; visitas aos guardiões da SAF de Pau Rosa e ao projeto dos Quelônios.
Também podem acompanhar a extração do óleo da copaíba e conhecer personalidades aromáticas, como cupuaçu, andiroba, muru-muru, cumarú e uma diversidade de arvores centenárias; assistir aula da professora Marcela Machado, com vivência de Aromaterapia; banhos de rio revigorantes, relaxando em meio à natureza e se conectando com a energia da floresta, promovendo o bem-estar físico e mental.
E ainda, refeições preparadas com ingredientes frescos e cultivados na própria comunidade, fortalecendo a economia local e a agricultura familiar; rodas de conversas inspiradoras, compartilhando experiências e aprendizados com outros viajantes, criando laços e promovendo a colaboração; passeio noturno de canoa para apreciar o céu estrelado; e a Festa do Cajumã, evento tradicional que reúne as comunidades da região, celebrando a cultura local e promovendo a integração social.