Sonhos coletivos e soluções sustentáveis na mostra CasaCor 2025
Intitulado Semear Sonhos, a CasaCor anunciou o tema da 38ª edição na capital paulista, durante apresentação conduzida pelo arquiteto e designer Marko Brajovic, especialista em biomimética – área da ciência que estuda a natureza para criar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da humanidade. O evento ocorreu no Teatro Cultura Artística, com a presença de André Secchin, CEO da CasaCor, e Livia Pedreira, presidente da curadoria.
“As coisas não acontecem se não puderem ser imaginadas”, afirma Brajovic, ao falar sobre uma de suas provocações, na qual apresenta uma imagem da Marginal do Rio Pinheiros, na capital de São Paulo, transformada em área coletiva e habitada por diversas espécies, com água própria para banho, em meio a uma vegetação tropical, funcionando como uma floresta alimentar urbana.
A mostra ocorrerá de 20 de maio a 27 de julho, no Parque da Água Branca, e sua proposta é fundamentada em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas cooperativos e integração de saberes. O ponto inicial incentiva a reflexão sobre a habilidade de sonhar em conjunto, almejando um futuro desejado que oriente as ações humanas em harmonia e colaboração. O segundo ponto destaca a conexão entre o ambiente urbano e o ambiente natural, incentivando a concepção de cidades como ecossistemas vivos, desafiando a separação entre o ambiente construído e a natureza, e sugerindo a criação de cidades que funcionem como florestas. Finalmente, é ressaltada a colaboração entre diversas disciplinas e culturas, com a transdisciplinaridade sendo crucial para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, unindo arquitetura, engenharia, biologia, ciências sociais e diversas outras áreas.