Sobe a produção de veículos
Nelson Tucci
A indústria automotiva obteve o melhor número de produção dos últimos 20 meses, em julho último, crescendo 33,4% sobre julho do ano passado. Somadas, as montadoras produziram 218.950 veículos, leves e pesados, o que representa alta de 7% sobre o mês anterior (junho/22). Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No acumulado do ano já são 1,3 milhão de unidades produzidas, mesmo patamar dos sete primeiros meses do ano passado. “Havia, e ainda há, muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens eletrônicos. Esses modelos só entram na estatística de produção quando são totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência, e isso explica essa melhora no fluxo de produção nos últimos três meses. Ainda temos restrições de insumos e logística, como mostram essas paradas de fábrica, mas estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado e do que no primeiro trimestre deste ano”, explicou o presidente da associação, Márcio de Lima Leite.
O setor se animou com os números de julho, mas sabe que para fechar o desafio de 2,14 milhões de veículos (produzidos no Brasil) neste ano não será propriamente uma tarefa simples. De qualquer forma, Márcio Leite deixou uma mensagem de otimismo. A conferir.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.