Edição 364 Maio 2025
Edição 364Maio 2025
Sábado, 21 De Junho De 2025
Editorias

Publicado em 29/05/2025 - 6:45 am em | 0 comentários

Divulgação

Seminário debate hoje, no Cubo Itaú, o futuro da construção civil sustentável

Parceria do SindusCon-SP, Saint-Gobain e GBC Brasil

Seminário debate hoje, no Cubo Itaú, o futuro da construção civil sustentável

Os avanços em sustentabilidade na construção civil e as propostas de diretrizes para as discussões da COP 30 são alguns temas que serão debatidos no Seminário Estratégias para o Futuro da Construção Sustentável. O evento, gratuito e aberto ao público, será promovido pelo SindusCon-SP em parceria com a Saint-Gobain Brasil e o Green Building Council (GBC), hoje, das 7h30 às 13 horas, no Cubo Itaú, Alameda Vicente Pinzon, 54, na capital paulista. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, no link www.sindusconsp.com.br/eventos/25-anos-do-comasp/

A iniciativa integra as comemorações dos 25 anos do Comitê de Meio Ambiente (Comasp/SindusCon-SP), referência nacional em sustentabilidade na construção civil e setores correlatos. O comitê tem exercido papel fundamental na representação do setor na formulação de políticas públicas, legislações e regulamentações nas esferas federal, estadual e municipal.

A abertura oficial do seminário acontece às 8h30, com as boas-vindas de Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, Gustavo Siqueira, vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicação e Public Affairs da Saint-Gobain para a América Latina, e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP.

Para Estefan, o futuro da construção sustentável depende da mobilização contínua do setor em iniciativas como esta: “Este evento reunirá empresas e lideranças de destaque nacional e internacional, com apresentação de casos reais e temas alinhados às discussões da COP 30. A construção civil tem muito a colaborar com a conferência, seja compartilhando boas práticas e também contribuindo com soluções concretas para o desenvolvimento sustentável do setor”.

Vasconcellos Neto ressaltou que o seminário é também um momento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Comasp: “O comitê sempre esteve à frente das principais discussões sobre sustentabilidade na construção civil de São Paulo e do Brasil. Reunir tantos palestrantes, debatedores e mediadores de renome demonstra a relevância do tema e a importância da atuação do Comasp ao longo de mais de duas décadas”.

Siqueira, acrescentou: “Acreditamos que o setor da construção tem um grande potencial de reforçar as mudanças que precisam acontecer na indústria global. O segmento é responsável por parte importante das emissões de CO2 no mundo inteiro e é por isso que precisamos ser agentes protagonistas do combate às mudanças climáticas. Na Saint-Gobain, assumimos esse compromisso e esperamos que, durante a COP 30, outros grandes players do setor privado e público se mobilizem no mesmo sentido”.

O seminário está estruturado em três painéis com representantes do Poder Público e da iniciativa privada. O primeiro abordará “Planos de ação climática e de energia: diretrizes, metas e estratégias”, com a moderação de Artur Rodrigues Quaresma Filho, conselheiro vitalício do SindusCon-SP. Participam Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Mauricio Guerra, diretor de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, e Marcela Peixoto Nectoux, diretora de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Ainda dentro do primeiro painel será discutida a “Construção civil e o clima: desafios e tendências no cenário internacional de descarbonização”, com Luísa Ramos Steiner, líder de Estratégia e Implementação de Carbono na incorporadora Edge. Na sequência, Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp e superintendente do ABNT/CB-002, e Gustavo Baptista, gerente de Produtos e líder de Aplicação e Pré-Vendas da Samsung, apresentam o tema “Construindo um futuro sustentável: o protagonismo do Brasil na descarbonização”. Encerrando o primeiro painel acontecerá debate com os painelistas Luísa Ramos Steiner, Lilian Sarrouf e Gustavo Baptista, moderado por Felipe Faria, CEO do GBC Brasil.

O segundo painel tratará do tema “Pegada hídrica: conectando consumo, produção, setor da construção e a sociedade”, com Virginia Sodré, CEO da Infinitytech e presidente do Conselho de Água do GBC Brasil, Christiane Parreira, gerente de Sustentabilidade Estratégica e Social da Sabesp, e Pedro Taves, membro da diretoria da PAM Saint-Gobain e presidente da Asfamas. Após a apresentação, haverá debate com os painelistas e Maurício Guerra, com moderação de Daniel Wagner, gerente de Projetos Sênior da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O terceiro e último painel, “Reflexões finais e caminhos para o futuro”, reunirá as principais conclusões e propostas discutidas ao longo do evento. A apresentação ficará por conta de Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, e Filipe Guimarães, head of Corporates no Cubo Itaú.

Responder