São Paulo Arirang comemora os 60 Anos da Imigração Coreana no Brasil
Na segunda-feira, 12, a partir das 19 horas, acontecerá o São Paulo Arirang 2023 em comemoração aos 60 Anos da Imigração Coreana no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Dança Tradicional Coreana, o evento tem entrada gratuita e será realizado na Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun, na Rua Nair de Teffe, 147, no Bom Retiro, em São Paulo..
A sexta edição do São Paulo Arirang terá várias atrações com destaque para o espetáculo Gumdarekun, uma peça teatral baseada nas letras de uma música popular de Seodo chamada “Gumdarekum”. Encenado pelos artistas do Grupo Coreano Janchimadang o musical combina dança com instrumentos, performances de comédia e a tradicional Dança de Máscaras do Leão de Bongsan.
Após a apresentação, o público irá conferir o espetáculo Elegância da Coréia, que reunirá performances musicais, toques de tambores e muita dança. A primeira apresentação será a Dança do Leque “Alegria”, feita com leques que representam elementos da natureza como o sol, o ar, o céu, a terra e o mar. Em seguida será a vez da dança folclórica Seungmu, considerada a mais artística do país e que expressa a essência do “Jeongjoongdong”, estilo onde os movimentos surgem do estado estático, e do “Dongjoongjeong”, onde o movimento cessa repentinamente.
Outra atração da noite será a apresentação da Canção Folclórica Gyeonggi e de outras músicas tradicionais seguidas do Jindobuknori, um show dinâmico de dança com tambores Jin-do, considerado Patrimônio Cultural da Província de Jeolla do Sul.
As pessoas poderão apreciar a delicadeza dos passos da Salpurichum, uma dança clássica que expressa as emoções humanas através de movimentos, o espetáculo Nanta “Shinmyeong”, baseado em ritmos tradicionais de percussão para despertar a essência do espírito em nossos corações. Ao final, os artistas se unirão para cantar Arirang, a canção folclórica que dá nome ao espetáculo e representa a Coréia, sendo considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Além do show, haverá apresentação de caligrafia coreana e as pessoas poderão levar para casa seus nomes escritos no idioma, como recordação do evento.