Santos endurecerá fiscalização e terá barreira sanitária a partir de amanhã
Santos vai endurecer a fiscalização a partir de amanhã em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, anunciou o prefeito Rogério Santos. Para frear o avanço da Covid-19, a prefeitura implantará barreiras sanitárias na entrada da cidade visando conter o chamado turismo de um dia, além de destacar força-tarefa para coibir os abusos cometidos no comércio.
A força-tarefa contará com a Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Finanças (Sefin) e Polícia Militar (PM) e atuará durante os quatro dias para evitar aglomerações e o descumprimento dos protocolos sanitários de combate a pandemia. O desrespeito dos comerciantes poderá ocasionar até o fechamento e o embargo do estabelecimento. “Será uma fiscalização ainda mais dura e que teve a adesão dos comerciantes”, disse o prefeito: “Aqueles que respeitam não podem ser prejudicados pelos que são irresponsáveis e acabam colocando em risco não apenas a saúde de todos, mas também a nossa economia”.
A barreira sanitária será montada na entrada da Cidade, no bairro Saboó, e funcionará de amanhã até sábado, das 3 às 15 horas, e no domingo, das 3 às 11 horas, em uma ação feita pela GCM, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o apoio da Polícia Militar.
O objetivo da barreira é frear a vinda de pessoas de fora da região, impedindo a entrada de vans, micro-ônibus e ônibus de turismo. Os veículos de passeio receberão orientação e os ocupantes terão suas temperaturas aferidas.
As praias continuam abertas apenas para a prática de atividades físicas individuais e também terão fiscalização da GCM. “Sugerimos que as pessoas procurem horários alternativos e não se aglomerem”, alertou Rogério: “É importante a conscientização e a participação das pessoas neste momento de uma iminente chegada de uma terceira onda de contaminação da Covid-19. Precisamos que sigam as regras e usem máscaras”.