Santos abre Semana da Pátria e inicia programação do Bicentenário
Ato cívico alusivo à Independência do Brasil, o hasteamento das bandeiras nacional, do Mercosul e dos 27 estados federados marcou, hoje, o início das celebrações da Semana da Pátria em Santos e do Bicentenário da Independência. Realizado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, o evento teve a presença de autoridades civis, militares e contou com apresentações musicais da banda regimental da Polícia Militar (CPI-6), do coral da Unidade Municipal de Ensino João Papa Sobrinho, além das execuções dos hinos Nacional, da Independência e de Santos.
A celebração na orla santista também foi marcada pela premiação aos três alunos vencedores do concurso literário “Independência do Brasil”, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Clube 21 Irmãos Amigos. Tiago Venâncio (1º lugar), Victoria de Paiva (2º) e Manuella Lima (3º) foram os estudantes premiados.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância do sentimento de cidadania e a relevância da Semana da Pátria no país. Ressaltou a ampla programação que a cidade irá realizar durante as comemorações do Bicentenário da Independência: “O amor à pátria desperta o nosso sentimento de cidadania. Precisamos valorizar nossos símbolos como a bandeira e figuras importantes da história brasileira, como o santista José Bonifácio, patriarca da Independência. Neste ano teremos o Festival do Bicentenário e as celebrações serão especiais, com praças revitalizadas, inauguração de equipamentos, rota de passeios pelo Centro e muito mais”.
Concentrados no Centro Histórico de Santos, os eventos do Bicentenário serão marcados pela inauguração do Memorial José Bonifácio, na Praça Mauá, a revitalização da Praça Barão do Rio Branco, a reabertura do Pantheon dos Andradas e a inauguração de uma estátua instagramável do Patrono da Independência.
No Outeiro de Santa Catarina, entre amanhã e 16 de setembro, ficará aberta a exposição Protagonistas no processo de Independência do Brasil, que apresenta momentos importantes da Independência como a participação de José Bonifácio e a vinda de dom Pedro I a Santos.
Além disso, no período de 7 a 11 de setembro, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) realizará a Rota da Independência e um passeio especial de bonde para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre a ligação do Centro Histórico com o momento marcante do País.
Durante setembro, Santos promoverá eventos culturais alusivos à Independência do Brasil nos teatros Guarany e Braz Cubas.