Reabilitação 2030 busca integração em encontro de especialistas da saúde
“Reabilitação 2030: Um Chamado à Ação” acontece de 7 e 10 de novembro, a partir das 8h30, iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), com o apoio da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Será no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, com a Reunião Regional de Lideranças em Reabilitação e a Reunião Regional sobre Pesquisa e Informação para a Reabilitação 2030, que visam garantir a integração da reabilitação nos sistemas de saúde até 2030.
Os encontros contarão com a participação da médica fisiatra e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, de Alarcos Cieza, Coordenadora de Deficiência e Reabilitação da OMS, Devora Kestel, chefe de Unidade de Saúde Mental da OPAS, Antony Duttine, Assessor Regional, Deficiência e Reabilitação da OPAS e de representantes dos países das Américas.
A Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde pretendem dar destaque à Reabilitação 2030 por meio de uma reunião regional entre as principais partes interessadas e lideranças da área. A reunião marcará ainda o lançamento das Recomendações para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde em Língua Portuguesa e em Espanhol.
Entre os presentes, estarão oficias de governo dos países da região em áreas relacionadas à deficiência, à reabilitação e à atenção psicossocial, representantes da OPAS/OMS, prestadores e usuários de serviços de reabilitação. Apesar de iniciativas como essa e da expressiva necessidade observada entre a população por serviços de reabilitação integrados e integrais, ainda há uma considerável escassez de dados de boa qualidade sobre a funcionalidade e a reabilitação.
As falhas na coleta, análise, disseminação e uso dessas informações para o planejamento das políticas e serviços de reabilitação exigem maior apoio à pesquisa em reabilitação e, principalmente, ao fortalecimento da capacidade de pesquisa e da integração das informações sobre funcionalidade e reabilitação nos sistemas de informação em saúde.
A necessidade por mais e melhores pesquisas e informações sobre reabilitação será abordada durante uma série de reuniões de trabalho entre representantes de universidades, centros de pesquisa e agências de financiamento das Américas com os objetivos de desenvolver um Plano de Ação Regional sobre Dados em Reabilitação, de fortalecer a capacidade de pesquisa e de corrigir as falhas que ainda impedem a coleta, a análise, a disseminação e o uso das informações sobre reabilitação para o planejamento de melhores políticas e serviços na região.