Programação do RioHarpFestival integra músicos de diferentes continentes
O RioHarpFestival 2024 volta ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 1º a 30 de setembro, na sequência de mais de 10 anos de sua realização no espaço, sempre com entrada gratuita. O evento promete uma programação diversificada que abrange desde a harpa tradicional até o koto japonês, a kora e outras harpas africanas com integrações inovadoras entre músicos de diferentes continentes. Destaque para a presença de Alexander (Sasha) Boldachev, um dos maiores harpistas contemporâneos tocando com a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré. Boldachev abre o festival no CCBB, no dia 1º de setembro, às 13 horas. Esta edição do RioHarpFetival conta com o patrocínio do Banco do Brasil.
Este ano, respondendo à alta demanda de harpistas do mundo, o XIX RioHarpFestival foi ampliado e dividido em duas partes transformando o Rio de Janeiro na capital mundial das harpas em julho e agora complementando de 1º a 30 de setembro. Se na primeira parte homenageou-se a África, em setembro a homenageada é a Europa, devido à proximidade ao grande evento da cidade do Rio de Janeiro que será a reunião da Cúpula do G20 no Brasil.
O Rio HarpFestival se apresenta como alternativa cultural de música clássica na cidade. O evento integra harpistas de países participantes deste importante encontro na cidade e permite que seus consulados no Rio de Janeiro possam convidar os seus compatriotas.
Nesta segunda parte, o festival conta com a participação de 80 músicos de diversos países, incluindo harpistas da Rússia, França, Argentina e Índia, que participam do G20, e também, da Áustria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela, de uma pianista de Cuba e renomados artistas brasileiros. Serão realizados 43 concertos, distribuídos entre o Centro Cultural Banco do Brasil (34), o Espaço Cultural Sesc (Marquês de Abrantes) (4), Biblioteca Nacional (1), Museu da Justiça (2) Centro Cultural Justiça Federal (1) e Palácio São Clemente (1).
Mais informações sobre a programação nos sites www.rioharpfestival.com.br e www.musicanomuseu.com.br