Programa gratuito em janeiro, Samba e Choro na Varanda, no Blue Note Rio
O Blue Note Rio, na Avenida Atlântica, 1.910, em frente à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, programou Samba e Choro na Varanda aos finais de semana. A música ao vivo acontece no Piano Bar, no primeiro andar da casa, a partir das 16 horas, e tem couvert artístico opcional.
A proposta de levar samba e chorinho a um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro começou em dezembro passado. O sucesso foi tanto que a programação se estendeu, retomando as apresentações no espaço até o final de janeiro. Um presente para cariocas e turistas de passagem pela cidade que procuram por eventos gratuitos, regados a música de qualidade, em plena orla de Copacabana.
Aos sábados, a casa receberá o Samba da Varanda, que unirá amigos e integrantes de diversas rodas de samba da cidade, como Ronaldo Gonçalves, o projeto Canta Canta Minha Gente (com os netos de Martinho da Vila) e Tomaz Miranda. As apresentações acontecerão neste sábado, e dias 13, 20 e 27.
Aos domingos, o Blue Note receberá um time de peso da música brasileira. O Choro na Varanda é comandado por Zé Paulo Becker, violonista que já tocou com Ney Matogrosso, Elza Soares, Chico Buarque de Holanda, entre outros. O projeto conta com Silvério Pontes (trompete), Kiko Horta (acordeon), Luis Barcelos (bandolim), Joana Queiroz (flauta), Joana Silveira (clarinete), Rafael Mallmith (violão 7 cordas) e Bernardo Aguiar (pandeiro), que juntos fazem uma roda de chorinho extrovertida, com muita improvisação. No repertório, mestres Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth… As apresentações acontecerão neste domingo e dias 14, 21 e 28.
Emblemático clube de Jazz nascido em Nova York, o Blue Note Rio teve sua reabertura em outubro do ano passado. A franquia chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. Além do Rio, a casa funciona desde 2019 em São Paulo, na Avenida Paulista. O Blue Note Rio conta com o parceiro e patrocinador master o Porto Bank, que oferece aos seus clientes uma série de benefícios, como 30% de desconto nos ingressos e 15% de desconto no consumo de restaurante e bar. Também são patrocinadores as cervejarias Heineken e Blue Moon.
Com ambiente sofisticado e intimista, o Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Blue Bar, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; área inferior com palco, restaurante e bar, com 140 lugares; e área superior, que abriga o palco principal e varanda, com capacidade para 200 pessoas.