Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Segunda, 02 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado em 22/09/2022 - 7:08 am em | 0 comentários

Divulgação

Programa de recuperação ambiental abrange 47 municípios do estado

Plantação de muda em mata nativa

Programa de recuperação ambiental abrange 47 municípios do estado

A Bracell, líder na produção de celulose solúvel e parte do Grupo RGE, reforça suas ações de sustentabilidade e anuncia, na semana de comemoração ao Dia da Árvore – celebrado ontem –, seu Programa de Recuperação Ambiental. Com ações voltadas ao plantio de espécies nativas em antigas áreas de pastagens e o enriquecimento de espaços em início de regeneração natural, a companhia irá recuperar mais de 3.000 hectares nos próximos anos, em áreas que abrangem 47 municípios do estado de São Paulo.

O programa está contemplado nas ações do Compromisso Um-Para-Um, iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro lançada pela Bracell. Nestas áreas, a companhia está recompondo a vegetação nativa e ampliando os benefícios à biodiversidade.

Em 2022, a companhia deu início ao plantio de mais de 100 hectares, com a previsão de plantio de mais de 190 mil mudas nativas. Além disso, iniciou dois importantes projetos recuperação nas áreas de nascentes da Bacia do Rio Pardo – uma das fontes de abastecimento do município de Botucatu –, com o plantio de 62.000 mudas nativas e também nas áreas de nascentes do Rio Batalha, localizado no município de Agudos, totalizando aproximadamente 17.000 mudas plantadas.

A Bracell também foi responsável por identificar, por meio do monitoramento de fauna realizado entre 2020 e 2021, nove espécies ameaçadas de extinção no município de Botucatu, sendo oito mamíferos e uma ave. Entre essas espécies estão o gato-do-mato-pequeno, lobo-guará, onça-parda e tamanduá-bandeira. Ao todo, 232 espécies entre as classes répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e aves foram registradas e, desse total, 35 possuem algum grau de endemismo, ou seja, cuja distribuição se restringe a uma determinada área.

Além do benefício relacionado à restauração das áreas, o programa irá sequestrar mais de 360 mil toneladas de CO²eq da atmosfera, impactando positivamente toda a sociedade. “Essas iniciativas socioambientais reforçam o nosso compromisso com a política que chamamos de 5Cs, que segue o propósito de que tudo o que faz deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois assim será bom também para a Bracell”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.

O “Compromisso Um-Para-Um” contribuirá com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell se compromete com a conservação de um hectare de área nativa. A meta será alcançada até o final de 2025. Além da conservação de áreas nativas existentes nas áreas de produção da Bracell, o compromisso vai apoiar a conservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas por meio de parcerias com governos e outras instituições. Também vai atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa, caça ilegal e captura de animais silvestres.

Responder