Produção automotiva cresce 5%
Nelson Tucci
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemora os números do setor. No acumulado do ano, a produção cresceu exatos 4,7%, em comparação com igual período de 2021. Quando se analisa agosto de 22 contra agosto 21 o salto é de 43,9% – mas aqui se deve considerar que neste ano não houve paralisação por conta de semicondutores ou outro motivo. Aliás, já são 18 meses que as fábricas têm continuidade de produção. Assim, a produção deste agosto último bateu na casa dos 238 mil veículos.
“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, analisa o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ao divulgar os dados de agosto em entrevista coletiva na última sexta-feira.
Relativamente às exportações, que também amargaram resultados ruins na pandemia, a associação detecta viés de alta. Em agosto foram 46 mil unidades embarcadas, representando crescimento de 11,7% sobre julho e nada menos que 59% quando comparado com o resultado do mesmo mês (agosto) de 2021.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.