Prêmio Altair Enlighten destaca as melhores inovações da indústria automotiva
A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou os vencedores do Prêmio Altair Enlighten 2024, em associação com o Center for Automotive Research (CAR). DuPont; BMW M GmbH, AMC GmbH, Bcomp Ltd., Gradel Lightweight Sàrl e Lasso Ingenieurgesellschaft; Syensqo e General Motors; CompositeEdge GmbH; WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center; e Dow Inc., foram os vencedores, respectivamente, nas categorias Produto Sustentável, Processo Sustentável, Redução de Peso do Módulo, Tecnologia Habilitadora, Futuro da Estrutura Leve e IA responsável.
“O Prêmio Enlighten é o principal prêmio que destaca as melhores inovações da indústria automotiva em tecnologia sustentável”, disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair: “Estamos entusiasmados em reconhecer mais uma vez as organizações que criam um futuro mais sustentável. Os vencedores deste ano podem se considerar os melhores inovadores que atingiram essas metas desafiadoras.”
Para Alan Amici, presidente e CEO do Center for Automotive Research, cada edição do Enlighten Award apresenta os produtos, processos e organizações que estão inaugurando a próxima geração de tecnologia automotiva inovadora: “Mal podemos esperar para reconhecer os vencedores deste ano, e estamos mais uma vez entusiasmados em apresentar este prêmio em conjunto com a Altair e o resto de nossos valiosos parceiros”.
O Prêmio Altair Enlighten homenageia os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso que minimizam com sucesso a pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e alavancam os esforços de reutilização e reciclagem de materiais. Ao longo de seus 12 anos de história, tornou-se um prêmio cobiçado pelas empresas mais inovadoras da indústria automobilística. Também foi reconhecido pela EV Magazine como um dos 10 principais prêmios de sustentabilidade em 2024.
As organizações vencedoras, vice-campeões e menções honrosas em cada categoria foram:
Produto sustentável
Vencedor, DuPont – Tecnologia de adesivo DuPont Betamate Broad Bake. A tecnologia de adesivo DuPont Betamate Broad Bake ajuda a reduzir o uso de energia e as emissões de gases de efeito estufa durante a fabricação da carroceria do veículo, permitindo que os adesivos curem em temperaturas mais baixas, economizando energia por meio de temperaturas reduzidas do forno de e-coat e tempos de ciclo do forno mais curtos. A tecnologia também elimina a necessidade de armazenamento a frio graças a uma formulação especial que estende a vida útil.
Segundo colocado, Bridgestone Americas – Pneu Turanza EV. O pneu Turanza EV Grand Touring é fabricado com 50% de materiais renováveis e reciclados – uma das maiores porcentagens entre os pneus de reposição disponíveis comercialmente – e apresenta a tecnologia Bridgestone Enliten para otimizar o desempenho e melhorar a vida útil do pneu. Até 2050, a Bridgestone pretende que todos os seus pneus sejam compostos de materiais 100% renováveis e reciclados.
Processo Sustentável
Vencedor: BMW M GmbH, AMC GmbH, Bcomp Ltd., Gradel Lightweight Sàrl e Lasso Ingenieurgesellschaft – Assento BMW M Visionary Materials. O assento BMW M Visionary Materials foca em princípios de design circular e materiais sustentáveis. O assento apresenta um design leve monomaterial que enfatiza o uso de materiais sustentáveis e renováveis, como poliéster reciclado, BioComposite de fibra de linho e alternativas de couro biogênico. Sempre que possível, matérias-primas à base de petróleo por meio de materiais de base biológica foram feitas de algas e enchimentos à base de plantas – como giz e cortiça. O composto pode ser feito de carbono, basalto, fibra de vidro ou fibras naturais, conforme necessário.
Vice-campeão: Toyota Motor Manufacturing Canada e PPG Industries – EPIC200X Electrocoat. O eletrocoat EPIC200X melhora a proteção contra corrosão para carrocerias automotivas, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o impacto ambiental. Na fábrica da Toyota, o novo produto e processo de aplicação permitem uma redução total de 3.500 toneladas métricas de emissões de CO2 por ano. Mais especificamente, o novo produto reduz a quantidade de produto aplicado pelo veículo em 0,6 kg, enquanto o novo processo de aplicação economiza 5.626.000 kWh de energia e 1.843.000 galões de água por ano.
Redução de peso do módulo
Vencedor: Syensqo e General Motors – Estrutura de módulo de bateria termoplástica de alto desempenho. A Syensqo e a General Motors projetaram em colaboração uma estrutura inovadora de módulo de bateria termoplástica de alto desempenho que proporciona uma notável redução de peso de 37% e uma economia de custos de 25% em comparação ao alumínio tradicional. Os principais recursos incluem desempenho aprimorado do veículo por meio de moldagem por injeção de precisão, consolidação de componentes simplificada para montagem simplificada e um recurso exclusivo de bloqueio de célula que estabiliza as células da bateria. Além disso, o design elimina vários componentes e processos, otimizando ainda mais a eficiência.
Tecnologia Habilitadora
Vencedor: CompositeEdge GmbH – Estruturas de Alto Desempenho Sustentáveis de Próxima Geração. Visando minimizar o uso geral de material, a CompositeEdge GmbH utilizou compostos de fibras naturais – como linho e fibra de cânhamo – misturados com plástico para formar estruturas de alto desempenho que podem suportar a fabricação automatizada de painéis de carroceria, acabamentos internos, peças de chassi, elementos de suspensão e muito mais sem adesivos adicionais. O uso de compostos de fibras naturais reduz significativamente as emissões de carbono e o consumo de energia em comparação com materiais sintéticos. No geral, a tecnologia permite a produção de componentes automotivos leves e sustentáveis.
Vice-campeão: Teijin Automotive Technologies – Processo de pré-formação totalmente automatizado que habilita peça complexa de CFRP. O processo de pré-formação totalmente automatizado da Teijin Automotive Technologies permite a produção em massa de pré-formas de fibra de carbono para serem usadas em componentes automotivos – neste caso, uma porta de veículo. A precisão do processo automatizado otimiza a quantidade de material usado e recicla uma pequena quantidade de resíduos (resíduos). O processo anterior de trabalho intensivo era inadequado para produção em massa e frequentemente resultava em desperdício evitável devido a erro humano. O novo processo é muito mais eficiente, reduzindo o trabalho necessário em 20%.
Menção honrosa: Bemis Manufacturing Company e BASF Corporation – Grandes tanques hidráulicos para escavadeiras compactas via poliamida Ultramid da BASF. A Bemis Manufacturing Company e a BASF Corporation desenvolveram grandes tanques hidráulicos para escavadeiras compactas usando poliamida BASF, propiciando uma solução ecoeficiente que gerou economia ambiental (reduções nas emissões de CO2 do ciclo de vida) e redução do custo do ciclo de vida. Além disso, ao combinar moldagem por injeção e soldagem por vibração, a abordagem resultou em economia de massa de 5% e custos 20% menores em comparação à rotomoldagem tradicional.
Futuro das Estruturas Leves
Vencedor: WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center – Estruturas de carroceria de veículos leves e econômicas. WEAV3D, Braskem e Clemson Composites Center desenvolveram uma chapa de polipropileno reforçado com treliça composta, adaptável para corresponder ao desempenho de qualquer estrutura de carroceria de veículo no mercado. Fabricada com um ciclo de conformação altamente automatizado e de alta taxa que produz mais peças usando menos energia, a nova chapa custou 50% menos e pesou 23% menos que a organosheet CFPA6 (nylon 6) e pesou entre 60-70% menos que o aço. O material também apresentou uma redução de 62% em refugo de acabamento por peso. Por fim, em comparação com o aço, a chapa de polipropileno apresentou absorção de energia e recuperação de forma superiores.
Vice-campeão: Carsolia Composites Corporation – Mola helicoidal de suspensão composta da Carsolia. A Carsolia Composites Corporation apresentou uma mola helicoidal composta com patente pendente que é 50% mais leve que o aço. O material composto de fibra de carbono também tem 50% menos CO2 equivalente por quilo em comparação ao aço, resultando em uma redução geral de 75% nas emissões de CO2. Fabricado com um processo de produção eficiente que suporta a produção de veículos de alto volume, a mola também permite possibilidades de design de aparência exclusiva que antes eram impossíveis. Ideal para plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV), é uma substituição direta para veículos atuais como uma “solução aparafusada” – sem necessidade de redesenho.
IA responsável
Vencedor: Dow Inc. – Soluções sustentáveis de poliuretano Specflextm. As soluções sustentáveis de poliuretano Specflextm da Dow Inc. se concentram no desenvolvimento e uso de matérias-primas mais limpas e princípios de design exclusivos para otimizar o desempenho. Alcançando propriedades mecânicas e de envelhecimento equivalentes em comparação às formulações tradicionais, essas soluções são significativamente mais seguras e sustentáveis – com mais de 50% menos compostos orgânicos voláteis totais (VOCs), 60% menos formaldeído e 80% menos acetaldeído. Além disso, um modelo preditivo de IA de aldeído acelera a resposta do mercado ao capturar os fatores que contribuem para o odor e traduzir recursos não lineares complicados em recursos de desempenho relacionados ao mundo real, permitindo a previsão de resultados.