Prefeitos de Cidades Criativas da Unesco participam de ação educativa
Prefeitos e vice-prefeitos de mais de 110 cidades criativas de cerca de 50 países, dos cinco continentes, participam hoje, a partir das 9 horas, de ato simbólico de limpeza da praia do Gonzaga, em Santos. As autoridades estão na cidade para a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que até sexta-feira discutirá o papel da cultura e da criatividade na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
O ponto de encontro para o ato na praia do Gonzaga será na Praça das Bandeiras. De lá, as autoridades, devidamente equipadas, iniciam o trabalho percorrendo a faixa de areia da praia. O ato simbólico visa despertar a atenção da sociedade para a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que formam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esses 17 objetivos e metas globais estimulam ações para até 2030, com foco em cinco princípios iniciados com a letra “P”, que são de suma importância: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.
A abertura oficial da XIV Conferência, que pela primeira vez é realizada na América Latina, acontecerá horas depois, ao meio-dia, no Centro de Convenções Blue Med. O evento reúne representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara. Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2015.
Já o grupo de conferencistas contempla representantes da Unesco, das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.
O tema do evento, Criatividade, Caminho para a Igualdade, servirá de fio condutor para a conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.