Poupatempo comemora 20 anos com mais de 565 milhões de atendimentos
O maior programa de desburocratização da história do Brasil, criado em 1997 pelo ex-governador de São Paulo Mario Covas, comemora 20 anos amanhã. Desde a abertura da primeira unidade, na Sé, na capital paulista, o Poupatempo já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Hoje, o programa tem 71 unidades fixas no Estado e uma unidade móvel que atende comunidades da periferia da Grande São Paulo.
O conceito do programa é o de atender a todos os cidadãos, sem distinção, em um mesmo espaço, com eficiência e cortesia. Com 13,3 mil colaboradores, o Poupatempo presta em média 185 mil atendimentos por dia, ou 4,4 milhões por mês.
Durante o período, os postos Poupatempo emitiram 52,4 milhões de carteiras de identidade, 27,5 milhões de carteiras de habilitação, 16 milhões de atestados de antecedentes criminais e 12,9 milhões de carteiras de trabalho.
Em duas décadas de existência, o padrão Poupatempo de atendimento mantém aprovação recorde, com 99% de ótimo e bom nas pesquisas com usuários. Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o “Melhor Serviço Público de São Paulo” pelo Instituto Datafolha.
O programa é gerido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo que no ano passado foi eleita a melhor empresa da indústria digital no ranking “Melhores & Maiores” da revista Exame.
Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Poupatempo montou uma exposição de fotos que destacam a evolução na forma de atendimento. Intitulada “Poupatempo 20 anos – Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão”, a exposição já está no corredor principal da unidade da Sé e será exibida também em todos os postos da Capital e em grande parte das unidades do Interior e Litoral.
A Prodesp também está promovendo visitas dos colaboradores do Poupatempo ao seu Data Center, em Taboão da Serra. A quinta turma de 50 colaboradores vai visitar a central de dados amanhã.
Como parte das comemorações, a Prodesp promove hoje, véspera do aniversário, um seminário sobre “Acessibilidade digital”. Um dos paineis será “Acessibilidade digital e inclusão no Programa Poupatempo”. O evento terá a participação atendente Gislaine Ferreira, de São José dos Campos, que é cega, e do técnico da coordenadoria do e-poupatempo José Antônio Figueiredo, que é surdo. O seminário tem o objetivo de conscientizar técnicos que criam sites e aplicativos para a importância de pensar na acessibilidade desde o início do desenvolvimento de novos produtos, seguindo o conceito do Poupatempo de cidadania para todos.
Além da exposição de fotos, os postos também prepararam atividades culturais e todos os colaboradores vão cantar amanhã o “parabéns a você”, entre as 12 e 13 horas, no período de troca de turno.
Programa Poupatempo
Unidades: 71 fixas e 1 móvel
Funcionários: 13,3 mil
Total de atendimentos: 565 milhões
Média mensal: 4,4 milhões
Média diária: 185 mil
RG: 52,4 milhões
Licenciamento: 30 milhões
CNH: 27,5 milhões
AAC: 15,9 milhões
Carteira de trabalho: 12,9 milhões
Seguro-desemprego: 10,8 milhões
Cadastro de emprego: 8,8 milhões