Osesp 2023 – Sem Fronteiras divulga programação de dezembro
Próxima do fim, a Temporada Osesp 2023 – Sem Fronteiras realiza hoje e amanhã, na Sala São Paulo, concertos da Osesp com o regente suíço Baldur Brönnimann, fazendo sua estreia, e os solistas Cynthia Millar (ondas martenot) e Jason Hardink. No repertório, a Sinfonia Turangalîla, de Olivier Messiaen. Domingo é a vez do Quinteto Osesp finalizar sua série de recitais nesta temporada, tocando obras de autoria de Brahms e de Ligeti.
O projeto Osesp Masp terá sua última edição do ano em 6 de dezembro, desta vez com um concerto do Coro Acadêmico da Osesp, regido por Marcos Thadeu, no auditório do museu paulistano. No dia 9 acontecerá a apresentação que encerra a série Encontros Históricos na Sala São Paulo neste ano, com a Brasil Jazz Sinfônica acompanhada pelos cantores Simone & Zé Ibarra em uma noite que promete ser emocionante – os ingressos já estão esgotados, mas haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da Sala São Paulo.
Entre 7 e 9, a orquestra volta a receber seu diretor musical e regente titular, Thierry Fischer, em apresentações que terão também o violoncelista Gautier Capuçon. O repertório coloca lado a lado o Concerto para Violoncelo e as Três Danças Eslavas, de Dvorák, e a Sinfonia nº 7 de Sibelius.
Na semana seguinte, entre 14 e 16 de dezembro, a Sala São Paulo recebe um dos eventos mais esperados da temporada: a Beethoven-Fest. Ao longo de três dias e quatro concertos, a Osesp irá recriar o programa daquele que alguns consideram o maior concerto já realizado na história da música, em Viena, em dezembro de 1808, quando Ludwig van Beethoven estreou a Quinta e a Sexta Sinfonias, o Concerto para Piano nº 4 e a Fantasia Coral.
As últimas datas deste ano serão estreladas pelo Coro da Osesp, pela Orquestra Acadêmica da Osesp e solistas convidados, sob regência do maestro William Coelho. O Natal na Sala terá peças de Bach, Corelli e Vivaldi, nos dias 20 e 21 de dezembro, na Sala São Paulo, e em 22, no Teatro B32, localizado na Avenida Faria Lima.
A série gratuita Concertos Matinais acontece no domingo e nos dias 10 e 17 de dezembro. A apresentação de domingo terá alunos da Academia de Música da Osesp; a do dia 10, dos Coros Infantil e Juvenil; e a do dia 17 terá a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e alunos de sua Classe de Regência. Os ingressos são distribuídos pela internet, nas segundas-feiras anteriores aos concertos, sempre a partir das 10 horas.
As performances da Osesp na Sala São Paulo amanhã, nos dias 8 e 16 de dezembro; a do Quinteto Osesp, do domingo; a do Coro da Osesp do dia 21 de dezembro; e os Matinais, dos dias 10 e 17, serão transmitidas ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube, como parte do projeto Concertos Digitais.
A quarta edição da série Encontros Históricos na Sala São Paulo tem o patrocínio de B3, Cebrace, Itaú, Klabin, Porto Seguro, EMS e Bain & Company, copatrocínio de Kapitalo Investimentos e apoio de banco BV e Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC ICMS. Promoção: Novabrasil. Correalização: Fundação Padre Anchieta. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.