Movimento de empresas obriga 1% do lucro líquido para projetos sociais
Reafirmando seu compromisso com a responsabilidade social, a Cyrela aderiu ao movimento Compromisso 1%, iniciativa entre o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Instituto MOL, que incentiva empresas a destinarem pelo menos 1% de seu lucro líquido para projetos sociais. O lançamento oficial do movimento aconteceu em setembro, no Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais.
Para o Instituto Cyrela, o Compromisso 1% representa uma continuidade do compromisso com um Brasil mais justo e solidário. “O 1% para a Cyrela é uma história construída desde 2010, ano que definimos esta política de doação e a partir desta decisão, surge o Instituto Cyrela. Em 2024 lançamos uma ação de conscientização e engajamento onde temos o Um como símbolo. A campanha Um Por Muitos indica que acreditamos que este 1% tem feito a diferença e pode fazer muito mais ao longo dos anos. Nós doamos mais de R$ 100 milhões desde que o Instituto funciona e já impactamos mais de 100 mil vidas com nossos projetos. Se todos se juntarem nesse movimento e assumirem o compromisso de longo prazo e com continuidade, acreditamos que o poder transformador é muito grande”, afirma a diretora Rafaella Carvalho.
Em 2023, o instituto investiu mais de 8 milhões de reais, impactando mais de 15 mil pessoas com ações voltadas para a educação em territórios de atuação do Grupo, nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. O investimento foi utilizado para a transformação e reformas de escolas e creches, apoio emergencial, ações com a comunidade, voluntariado, entre outros.
O Compromisso 1% é inspirado na iniciativa norte-americana Pledge 1% – movimento estadunidense que reúne mais de 15 mil signatários –, e é voltado a empresas de todos os portes e setores, incentivando-as a destinar, em até dois anos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil (OSCs) ou causas de interesse público.
A iniciativa reconhece doações em dinheiro para organizações sociais, campanhas e coletivos engajados em causas públicas, além da receita anual de fundações ou institutos corporativos. Essas contribuições podem ser feitas diretamente pelas empresas ou provenientes de rendimentos de fundos patrimoniais e outras fontes alternativas. Também são incluídas doações de produtos ou serviços pro bono, desde que comprovem benefício público claro.
Para as empresas signatárias, como a Cyrela, os benefícios são múltiplos: a participação em uma comunidade de troca de conhecimento, o aumento da visibilidade das ações sociais realizadas e o ganho de reputação junto a públicos de interesse. Além disso, ao se comprometerem de forma recorrente e estratégica, as empresas contribuem para a aceleração de transformações sociais positivas e para o fortalecimento das OSCs.
O movimento também conta com a adesão de outras empresas, como PwC, Pantys, RD Saúde, fama re.capital, Gaia Impacto, MOL Impacto e TozziniFreire Advogados, além de outras cinco organizações que estão com o processo de adesão em fase avançada.