Edição 353Junho 2024
Sábado, 20 De Julho De 2024
Editorias

Publicado em 5/07/2024 - 7:02 am em | 0 comentários

Isadora Tricerri/Divulgação

MIS homenageia Frida Kahlo no mês do nascimento e morte da artista

Cena da peça “Frida Kahlo - Viva La Vida”

MIS homenageia Frida Kahlo no mês do nascimento e morte da artista

De quinta-feira a sábado, 11 e 13, o Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista, realiza a Especial Frida Kahlo, em homenagem aos 70 anos desde o falecimento da icônica artista mexicana. O museu traz uma programação especial com exibição de filmes que exploram a vida e obra de Frida, culminando no sábado com o espetáculo teatral “Frida Kahlo – Viva La Vida”.

Na mostra de filmes, no auditório MIS, com ingresso gratuito, uma hora antes na bilheteria do museu, na quinta-feira, 19 horas, exibição de “Frida – Viva la vida” (dir. Giovanni Troli, Itália, 2019, 90 min, 12 anos).O documentário conta as paixões e tormentos da icônica artista mexicana Frida Kahlo. Veja uma reconstituição da vida e da produção artística da pintora surrealista por meio de filmes e documentos de época.

Na sexta-feira, às 17 horas, “Frida” (dir. Julie Taymor, EUA/Canadá/México, 2002, 123 min, 18 anos). Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.

Às 19h30, “Frida, natureza viva” (dir. Paul Leduc, México, 1986, 108 min, 16 anos). Em seu leito de morte, a pintora Frida Kahlo (Ofelia Medina) relembra sua vida. Em sua mente ela repassa situações importantes que vivenciou, como sua infância, a doença que teve, seu comprometimento político, sua agitada vida sentimental, a amizade que teve com Leon Trotsky (Max Kerlow) e com o pintor David Alfaro Siqueiros (Salvador Sánchez) e seu casamento com Diego Rivera (Juan José Gurrola).

No sábado, às 20 horas, no auditório do MIS, com ingresso a R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia-entrada), classificação 14 anos, duração de 55 minutos, a peça teatral “Frida Kahlo – Viva la Vida”. É um texto de Humberto Robles, considerado o maior dramaturgo mexicano vivo e mais montado no mundo, com um novo olhar sobre a vida da artista mexicana. Robles entrevistou vários amigos de Frida Kahlo para a construção do texto. A ação se passa no Dia dos Mortos, e Frida (interpretada por Christiane Tricerri) prepara um jantar para seus convidados: vivos e mortos. Diego Rivera, Trotsky e artistas contemporâneos da artista passam pela história. Poesia, paixão, comicidade em um espetáculo de extrema teatralidade.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar, Lenovo e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè e Sorvetes Los Los.

Responder