Mais segurança no trânsito
Nelson Tucci
Reduzir o número de mortes no trânsito pela metade até 2028. Esse é o objetivo do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614/18. E para alcançar o resultado serão divulgadas metas anuais, sempre em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para cada Estado.
Conforme a lei, os dados sobre o desempenho de cada Unidade da Federação e sobre o cumprimento das metas deverão estar disponíveis para consulta na internet. Para Rodrigo Mourad, sócio da Cobli – startup focada em controle de frotas, telemetria e roteirização –, a medida só vai funcionar se houver conscientização tanto por parte dos condutores quanto por parte de empresas.
“É preciso focar em treinamento e educação de motoristas. Clientes nossos, na área de logística, já criaram programas visando cuidar da saúde de seus colaboradores e conseguiram reduzir cerca de 80% de multas, acidentes, além de promover uma melhor imagem da marca nas ruas”, assegura, para finalizar em seguida: “Temos parceiros da Cobli reduzindo a emissão de CO2 e economizando cerca de 10% de combustível, apenas com um modo de condução adequado”.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.