LBV intensifica ações de conscientização e prevenção no Outubro Rosa
Com o objetivo de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres, o movimento internacional Outubro Rosa é apoiado pela Legião da Boa Vontade (LBV), que reforça suas ações de conscientização e prevenção entre colaboradores, voluntários e, principalmente, os usuários de suas mais de 80 unidades de atendimento no país. Ao longo do mês, a instituição realiza diversas atividades, como palestras e rodas de conversa, acreditando que o acesso à informação e o acolhimento são essenciais para conscientizar e prevenir essas doenças.
Conheça algumas das ações da LBV voltadas para as mulheres:
Programa Ser Mulher. Oferece atendimento psicoterapêutico gratuito e on-line para meninas a partir de 12 anos e mulheres que tenham vivenciado algum tipo de violência física, psicológica, patrimonial ou moral. O objetivo é ajudar essas pessoas a enfrentarem os danos causados por essas experiências e promover o empoderamento e a emancipação feminina. O programa também incentiva a construção de uma nova trajetória de vida, livre de violência e cheia de oportunidades.
Serviço Vivência Solidária. Voltado a adultos na faixa etária de 30 a 59 anos, majoritariamente composta por mulheres, busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em parceria com a rede de proteção social, oferece apoio em situações de risco, como violência doméstica, desemprego e falta de acesso a serviços essenciais, como habitação, saúde e educação. A ação contribui para que essas pessoas possam acessar seus direitos sociais e participar ativamente da sociedade.
Serviço Vida Plena. Destinado a pessoas com 60 anos ou mais, foca no envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e interpessoais. Presente em diversas unidades da LBV, o serviço é composto por ações que contribuem para a inserção sociocultural de pessoas idosas e o fortalecimento da cidadania. São ofertadas atividades como artesanato, dança, exercícios físicos, passeios culturais e rodas de conversa sobre temas atuais, sempre com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Durante outubro, além do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF, o Conjunto Educacional Boa Vontade (formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto), em São Paulo/SP, e o Centro Educacional da LBV, no Rio de Janeiro/RJ, também se iluminam de rosa em apoio ao movimento.
Para saber mais sobre o trabalho da Legião da Boa Vontade nas quatro regiões do país, acesse www.lbv.org.br Acompanhe a instituição nas redes sociais, seguindo o perfil @LBVBrasil. Também é possível contribuir pelo Pix Solidário, por meio da chave pix@lbv.org.br