Lavagem das escadarias do Bixiga comemora 146º aniversário do bairro
A lavagem das escadarias do Bixiga, na Bela Vista, capital paulista, será realizada sábado, 26 de outubro, das 13 às 17 horas, como parte da programação do 16º Fest Bixiga, festival que comemora o 146º aniversário de fundação do bairro. Na ocasião, membros, frequentadores, simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Johrei Center Bela Vista, juntamente com a comunidade local, promoverão dedicação de limpeza na escadaria, como ocorre desde 2022, entre a Rua 13 de Maio e Rua dos Ingleses.
“A lavagem é efetuada com o intuito de manifestarmos nosso sentimento de amor e gratidão à comunidade do bairro, que abriga nossa igreja há 50 anos”, comenta Caelos Pontes, um dos organizadores da atividade. Ele explica que com a lavagem material da escadaria, os messiânicos acreditam que ocorre ao mesmo tempo, também uma limpeza do ambiente no âmbito espiritual: “Acontece um mitamamigaki, palavra japonesa que traz o sentido de polimento da alma, impregnando o sentimento de gratidão e amor altruísta aos ancestrais e antepassados que participaram da formação e fundação do bairro até os dias atuais”.
O evento inclui atividades de ministração de “johrei”, prática básica da fé messiânica, que consiste no método de canalização de energia espiritual, para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia, e distribuição de minibanas (mini arranjos de flores).
O Bixiga completou 146 anos em 1º de outubro e, para celebrar a data, o 16º Fest Bixiga se prolongará até 10 de novembro. A programação é gratuita e oferece atrações culturais, educativas e artísticas para todos os públicos. O festival reforça o papel do Bixiga como reduto cultural e histórico da capital paulista.
A organização conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura. O evento é organizado pelo jornalista Candinho Neto, que reside no bairro há mais de 40 anos. “O Bixiga é um dos bairros mais importantes da cidade de São Paulo, pois aqui temos um importante polo cultural, gastronômico e comercial, além de toda uma história que envolve os imigrantes europeus e outras etnias. É um local muito plural”, comenta.
O nome Bixiga é uma referência histórica a um dos antigos proprietários das terras que hoje formam o bairro, Antônio Bexiga. Embora o nome tenha sido adotado popularmente, ele designa especificamente uma parte da Bela Vista, que está localizada nas imediações da Rua 13 de Maio. Esse trecho do bairro concentra grande parte das tradições culturais e gastronômicas pelas quais o Bixiga é conhecido. Além de abrigar a escola de samba Vai-Vai, a área é famosa por restaurantes italianos e eventos tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora Achiropita.
Outro marco importante é o Teatro Sérgio Cardoso, que se consolidou como uma referência nas artes cênicas paulistanas. As ruas do Bixiga são também conhecidas por seus casarões antigos, muitos dos quais hoje abrigam bares, teatros independentes e centros culturais, mantendo o bairro como um polo de efervescência artística.
Entre outros eventos, no domingo, 10/11, às 10 às 22 horas, haverá apresentações musicais, incluindo forró, samba e grupos tradicionais da Velha Guarda da Vai-Vai. Palco na Avenida Rui Barbosa entre as ruas Conselheiro Carrão e Fortaleza.
No sábado, 16/11, às 14 horas, na Rua Luiz Porrio, 463, oficina de berimbau, com a Academia de Capoeira Quilombola de Luz.