Jornada do Patrimônio 2024 debaterá patrimônio e sustentabilidade
O Solar Fábio Prado, na capital paulista, espaço cultural administrado pela Fundação Padre Anchieta, receberá no domingo, 18, a partir das 10h30, a 10ª edição da Jornada do Patrimônio. Realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), o evento deste ano trará o tema “Patrimônio e Sustentabilidade” e acontecerá em vários pontos da cidade com atividades ligadas ao patrimônio histórico-cultural.
No Solar, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, o evento será uma roda de conversa com o tema “Cultura nossa pela literatura de Mário de Andrade”, sobre as experiências do escritor em duas de suas principais obras: Macunaíma e O Turista Aprendiz.
A proposta é dialogar sobre a presença e contribuição do escritor para a identidade brasileira, levando em conta a pesquisa feita em suas viagens pelo Brasil que influenciaram produções literárias em referência, abordando também como era ter Mário de Andrade à frente do então Departamento Municipal da Cultura (atual Secretaria Municipal de Cultura), na gestão de Fábio Prado como prefeito (1934-1938).
Para ilustrar o bate-papo, haverá um percurso monitorado pelo Educativo do Solar pela exposição de longa duração “A Casa e a Cidade – coleção Crespi Prado”, que aborda o uso residencial do casarão por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.
A conversa será conduzida por Priscila Lopes, profissional com 20 anos de carreira consolidada no eixo da Educação e Cultura, especializada na história da capital e desenvolvedora de projetos culturais.
Para participar da atividade é necessário inscrever-se previamente por meio do link https://www.eventbrite.com.br/e/roda-de-conversa-cultura-nossa-pela-literatura-de-mario-de-andrade-tickets-942084338617 As vagas são limitadas.