Investimento de R$ 1,3 bi
Nelson Tucci
A Brasil Terminal Portuário (BTP) pretende renovar seu contrato de arrendamento do terminal no porto de Santos/SP por mais 20 anos. E foi ao Ministério da Infraestrutura oficializar o interesse. Se aceito, a parceria, que vence em 2027, se prolongará até 2047 e a companhia estará comprometida a investir R$ 1,3 bilhão.
O plano da BTP, de acordo com o CEO Ricardo Arten, é continuar ampliando a capacidade operacional do terminal santista. Para tanto, o pacote prevê a compra de mais quatro unidades de STSs (Ship To Shore/Portêiner), 27 RTGs (Rubber Tyre Gantry/ Guindaste sobre pneu) e 46 carretas (Terminal Tractors). Com as novas aquisições, o terminal passará a ter 12 STSs, 57 RTGs e 103 Terminal Tractors.
Além da compra de novos e modernos equipamentos, o investimento inclui o reforço dos berços de atracação para atender aos navios de 366 metros, o processo de automatização dos gates de entrada e saída do terminal, a readequação de edificações, assim como a ampliação da área reefer. Com essas mudanças, a projeção de aumento de área operacional é de aproximadamente 24 mil m², passando dos atuais 430 mil m2 para 454 mil m².
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.