Investidores apostam em Soluções Baseadas na Natureza no combate aos GEE
No Brasil, as Soluções Baseadas na Natureza (NbS, em inglês) são a maneira mais eficiente de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, ao mesmo tempo, proporcionar economia sustentável a pequenos proprietários e comunidades florestais. Estas são uma alternativa econômica ao desmatamento e à conversão em agricultura. Para discutir tais oportunidades com investidores e especialistas no tema, a Capital for Climate (C4C) promoverá no próximo dia 25, na capital paulista, a primeira Cúpula de Investimento em Soluções Baseadas na Natureza, focada no Brasil (www.nbsbrazil.com).
Enquanto as NbS representam um terço das oportunidades totais de redução de emissões para zero até 2050, no Brasil a proporção é mais que o dobro disso, afirma Tony Lent, cofundador da C4C, acreditando que o país poderá ser o maior mercado para investimentos em Nbs do Hemisfério Sul. Nesta iniciativa já surgem 10 investidores parceiros para a plataforma – como o JGP, BTG Pactual e Vert Capital, entre esses – comprometendo-se com aporte de US$ 2,5 bilhões para os próximos três anos.
Mas o mundo tem pressa para enfrentar o desafio da redução de GEE. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, que publicou relatório em março último, a Terra atingirá seu limite de aquecimento de 1,5ºC na década de 2030. No evento do dia 25 serão analisadas as oportunidades de investimento em NbS e a posição do Brasil em relação a este mercado global emergente, cuja organização para fomentar um centro de gravidade das NbS no país começa agora.