Inscrições abertas ao Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho
O 9º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), uma realização do Seconci-SP em parceria com o SindusCon-SP, está com inscrições foram abertas até 25 de abril pelo site www.premioseconci-sp.com.br A premiação acontecerá em outubro e objetiva reconhecer e divulgar as melhores práticas em SST e Responsabilidade Social nos canteiros de obras, das empresas contribuintes e clientes do Seconci-SP no estado de São Paulo.
No lançamento da edição deste ano, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon–SP, destacou que serão reconhecidos, homenageados e divulgados aqueles que melhor cuidam da qualidade de vida dos trabalhadores nas obras: “Serão premiados os canteiros e as pessoas que merecidamente fizeram muito mais do que exigem as Normas Regulamentadoras (NRs)”.
Maristela anunciou a criação de uma nova categoria, para laurear as melhores práticas de responsabilidade social das empresas. “Estas ações são cada vez mais exigidas pelos contratantes e financiadores do setor da construção”, afirmou, ao anunciar que a entidade está se preparando para dar todo o suporte às empresas, no atendimento à nova exigência da NR 1. Ela determina que, a partir de 12 de maio, o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) deverá incluir os riscos psicossociais: “Isto significa que as empresas precisarão mapear e ter ações efetivas para a preservação da saúde mental de seus colaboradores, em fatores como estresse, sobrecarga de trabalho e assédio”.
Ela anunciou que a campanha que o Seconci-SP fará durante todo este ano terá como tema “Falha Zero em Máquinas Equipamentos”. Palestras serão dadas para prevenir acidentes na operação e na manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas nas obras: “Mais uma vez o Seconci-SP inova, com muita satisfação e garra, na prestação de serviços aos seus clientes e contribuintes. Todos estamos unidos pela segurança, saúde e produtividade dos nossos trabalhadores. E o Prêmio Seconci-SP deste ano certamente vai dar visibilidade às melhores dessas práticas no setor da construção”.
Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon–SP, destacou que despender em segurança não é gasto, é investimento.
Fátima Cardoso, gerente de Comunicação do Seconci-SP, detalhou que, entre as novidades da edição, a competição será segmentada em apenas duas regiões: Metropolitana de São Paulo, e Interior e Litoral; a criação da categoria Melhores Práticas em ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) com Foco em Responsabilidade Social, e um vídeo de apresentação e defesa do case, a ser enviado junto com a ficha de inscrição.
O superintendente Ambulatorial do Seconci-SP, Giancarlo Brandão, comentou os benefícios para as empresas participarem do certame, como fortalecimento da reputação, visibilidade, apoio à sustentabilidade e à ESG, networking e visibilidade.
José Bassili, gerente de Sesmt Corporativo do Seconci-SP, explicou que as concorrentes precisarão demonstrar que suas ações vão além do que exigem as Normas Regulamentadoras, e detalhou os requisitos das categorias: Controle de Riscos no Canteiro, Controle da Saúde no Canteiro, Gerenciamento Ambiental no Canteiro e em seu entorno, Trabalhador (a) Modelo, Profissional de Sesmt Destaque e Profissional de RH Destaque.
Eliane Navarro, coordenadora de Engenharia de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, especificou a metodologia que pautará as avaliações dos cases inscritos e as providências a serem tomadas pelas empresas ao receberem a visita dos avaliadores.
O gerente Médico Ambulatorial do Seconci-SP, Alexandre de Castro Costa, detalhou o que será aferido na avaliação dos cases de Controle da Saúde no Canteiro, como programas e ações preventivas e a demonstração de que eles chegam aos trabalhadores. Arinadja Correa, gerente de RH do Seconci-SP, explanou sobre a avaliação do Profissional de RH Destaque, suas ações e os resultados.
Jéssica Roese, consultora ESG do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), informou sobre o que será avaliado na categoria de Melhores Práticas de ESG com Foco em Responsabilidade Social, como ações de desenvolvimento pessoal ou profissional, ações de inclusão e diversidade, de voluntariado, visando o bem-estar dos trabalhadores e da comunidade no entorno da obra.