FPPA e IBI realizam missão internacional Brasil – Alemanha – Dinamarca
A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), promove a partir de domingo a missão internacional Brasil – Alemanha – Dinamarca, levando comitiva brasileira para conhecer as futuras instalações do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel submerso do mundo, em construção em Hamburgo, na Alemanha. A missão receberá explicações sobre as tecnologias e soluções empregadas na maior obra de ligação submersa do planeta. “Conhecer de perto o maior túnel submerso do planeta é uma oportunidade única para aprimorarmos o projeto do túnel Santos-Guarujá e garantirmos uma obra à altura dos desafios logísticos e sociais do nosso país”, explica o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que é presidente da Frente Parlamentar pela Ligação Seca (FPLS) e da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA).
A comitiva terá 46 participantes e, além do Paulo Alexandre, contará com a presença do vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o prefeito de Santos, Rogério Santos; o prefeito de Guarujá, Farid Said Madi; o senador Sergio Petecão; os deputados federais Adolfo Viana, Flávio Nogueira; Alex Manente e Humberto Rezende.
O Túnel Fehmarnbelt será uma ligação subaquática de 18,1 quilômetros de extensão, conectando a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland, sob o Mar Báltico. Quando concluído, será a mais longa e profunda ligação combinada de estrada e ferrovia do mundo, encurtando o trajeto entre Hamburgo e Copenhague em cerca de 160 quilômetros e impulsionando o comércio e a integração regional.
Inspirado em obras de grande porte como o Fehmarnbelt, o Túnel Santos-Guarujá será o maior túnel da América Latina, com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros submersos sob o canal do Porto de Santos. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, beneficiará veículos leves, transporte público, caminhões, ciclistas e pedestres, trazendo melhorias diretas para a mobilidade urbana, a logística portuária e o desenvolvimento econômico da região.
A viabilização do projeto, esperada há mais de cem anos, só foi possível graças à articulação entre os governos federal, estadual e municipal, com forte atuação do deputado Paulo Alexandre: “Sempre disse que essa obra precisava de menos disputa política e mais compromisso com as pessoas. A eleição passa, mas o sofrimento de quem perde horas na travessia continua. Nosso dever é construir pontes – neste caso, túneis – que unam as pessoas e melhorem vidas”.
Além de reduzir o tempo de travessia de mais de uma hora para menos de cinco minutos, o túnel vai gerar 9 mil empregos diretos e beneficiar mais de 2 milhões de habitantes. Também aumentará a eficiência logística do Porto de Santos, responsável por 30% do comércio exterior brasileiro e 60% dos embarques e desembarques internacionais de São Paulo.
A concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano. “Por décadas, a população ouviu promessas e viu projetos serem engavetados. Mas nós não desistimos. Lutamos, unimos forças e agora estamos transformando essa esperança em concreto, aço e progresso”, comemora Paulo Alexandre.