Força-tarefa fiscaliza atividades profissionais no Porto de Santos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) iniciará amanhã força-tarefa de fiscalização no Porto de Santos, visando certificar que as atividades profissionais das áreas abrangidas pelo Crea-SP são acompanhadas por responsável técnico, conforme exige a legislação. A operação acontecerá ao longo da semana.
O Crea-SP atuará em todo o complexo, percorrendo os terminais voltados ao armazenamento e transporte de cargas e de passageiros. O plano de fiscalização prevê ações nas atividades de Engenharia Civil, como estruturas, fundações, dragagem, edificações, infraestrutura (drenagem, vias etc.), programas ambientais e de manutenção; de Engenharia Mecânica, em gruas, guindastes e pontes rolantes, embarcações, estruturas metálicas, elevadores, extintores, compressores e outros equipamentos de vasos de pressão; Engenharia Elétrica, com geradores, iluminação de emergência, instalação, geração e distribuição de energia. Na Engenharia Química, devem ser verificados planos e programas de qualidade de ar e de água, tratamento de efluente e de resíduos perigosos. Ainda estão contempladas fiscalizações para garantir o cumprimento do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB), bem como das normas técnicas regulamentadoras.
Criada há 90 anos, a autarquia federal Crea-SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O conselho está presente nos 645 municípios do estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.