Fiesp defende túnel imerso como melhor alternativa para ligação Santos/Guarujá
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ingressou oficialmente na Campanha Vou de Túnel, que defende o projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá como a única opção viável para a ligação seca entre os municípios e para o desenvolvimento da operação portuária no porto de Santos. A logomarca da federação foi incluída no site da campanha, em www.voudetunel.com.br, ao lado das mais de 40 empresas e associações de classe que apoiam o movimento.
O ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos (SPA) e porta-voz da campanha, Casemiro Tércio Carvalho, considera importante o apoio de entidades como a Fiesp, argumentando que o projeto que irá beneficiar tanto à comunidade local, com geração de empregos e melhoria na qualidade de vida, quanto à operação portuária.
O engenheiro naval destaca que, no início de abril, a SPA abriu chamamento público para receber estudos sobre o traçado do túnel. Segundo ele, a medida representa mais uma sinalização de avanço do projeto do túnel imerso como a alternativa ideal para resolver o gargalo da mobilidade urbana na Baixada Santista e promover o incremento dos negócios no porto de Santos, já que a obra não cria obstáculos físicos no canal de navegação e permite a chegada da próxima geração de navios no maior porto da América Latina.
“O ingresso da Fiesp como apoiadora da Campanha Vou de Túnel e o recente lançamento do chamamento público para os estudos sobre o modal são demonstrações claras de que estamos no caminho certo para solucionar uma demanda histórica da comunidade local e do setor portuário, além de impactar positivamente a economia nacional com o desenvolvimento do principal porto brasileiro”, analisa.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, destaca que a ligação seca é discutida há décadas e trata-se de uma obra necessária, tanto para a Baixada Santista quanto para o porto de Santos: “São Paulo espera há muito por uma ligação seca entre Santos e Guarujá e consideramos que o túnel é a melhor alternativa, tanto para a comunidade quanto para a operação portuária”.
Em visita técnica ao porto de Santos, em fevereiro, Skaf defendeu tecnicamente o projeto do túnel imerso para a ligação seca entre os municípios: “Estudos mostram que a opção do túnel seria mais vantajosa por uma série de razões, inclusive razões técnicas, além de investimentos e resultados. Por essa razão, ao nosso ver, seria mais interessante a solução através de um túnel e não de uma ponte para a ligação seca”.