Festival Santos Café agitará Centro Histórico com mais de 80 atrações
De hoje a domingo, a 8ª edição do Festival Santos Café agitará o Centro Histórico da cidade com mais de 80 atrações, entre as quais, degustação com 30 marcas da bebida, oficinas gratuitas, visitas e workshops monitorados, apresentações musicais, exposições de arte, lazer para crianças, adultos e pets, feira de economia criativa, gastronomia variada, cerveja artesanal, passeio ciclístico e espaço instagramável.
Na cerimônia de abertura, às 19 horas, no Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, haverá homenagem ao patrono desta edição, Jorge Esteve Jorge, vice-presidente da exportadora de café Eisa – Empresa Interagrícola S/A, inauguração da exposição temporária Porto do Café e visitação noturna (gratuita – bilheteria até 20 horas). Já às 20 horas haverá show com a banda General Tequila, na Cervejaria Antuérpia, na Avenida Visconde de São Leopoldo, 238.
Nos demais dias do evento, o Museu do Café receberá oficinas, workshops, atrações infantis e visitas monitoradas.
O diferencial deste ano é o conceito de praças de café, uma homenagem à importância de Santos para a exportação do grão desde o início do século 20, quando a cidade era considerada uma das grandes praças cafeeiras do mundo. Uma delas será o bulevar da Rua XV, local que terá cinco expositores de degustação de café, apresentações do Clube do Choro, espaço instagramável e marcas da Rota da Cerveja Artesanal.
Já a Praça Rei do Café, na região entre as ruas Gonçalves Dias e Visconde de São Leopoldo, receberá a Copa Timemore Rei do Café, campeonato envolvendo amantes e profissionais para demonstrar suas habilidades na preparação da bebida. No local também haverá palco para apresentações musicais de vários ritmos e mais cinco marcas para degustação.
A região do Valongo é a terceira Praça de Café. Contará com 20 expositores de degustação, visitas monitoradas aos vagões ferroviários históricos, inauguração de mural de arte urbana, caricatura com borra de café, encontro de carros antigos, música de vários ritmos e a Feira Feito em Santos Valongo com opções de gastronomia.
Já o auditório do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre) receberá palestra com o tema ‘Mercado de trabalho para mulher no café’, no sábado, às 15 horas.
As atrações infantis estarão concentradas na Praça Mauá, onde também haverá saídas para caminhadas guiadas, espaço recreativo para pets, cerveja artesanal, estação do Leia Santos e chegada de passeio ciclístico com participantes usando roupas retrô.
Na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), será realizada uma feira de economia criativa com 60 pequenos empreendedores santistas.
A Casa do Trem Bélico, na Rua Tiro Onze, 11, onde fica a Casa do Artesão, terá oficinas usando filtro de café e de fotografia gastronômica com a bebida, além de exposição de artesãos da Loja Colaborativa Feito em Santos.
As duplas Fernanda Garcia e Gabriela Craveiro (voz e violão) e Sandra Regina e Claudete Rebouças (piano e flauta) vão apresentar diversos sucessos da MPB no Doca Antiguidades, na Rua Tuyuti, 26.