Festival do Alto da Serra de São Pedro destaca gastronomia autoral
A Estância Turística de São Pedro, no interior do estado de São Paulo, realiza de amanhã a 3 de agosto a 4ª edição do Festival de Inverno do Alto da Serra. O evento combina sabor, qualificação profissional e fomento ao turismo, com a participação de 10 restaurantes locais e pratos inéditos criados especialmente para a ocasião. A expectativa é aumentar em até 40% o movimento dos estabelecimentos participantes, fortalecendo a economia e a identidade gastronômica da região serrana.
Parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura de São Pedro e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o festival traz como marca a gastronomia autoral, com curadoria da chef Ludmilla Fonseca, profissional com experiência internacional. Ela é responsável por desenhar toda a estrutura do evento: do desenvolvimento dos pratos exclusivos para cada restaurante, consultoria técnica individualizada, capacitação das equipes, orientação de boas práticas e elaboração de fichas técnicas para precificação e padronização dos serviços. A capacitação voltada para proprietários e funcionários, tem como foco a hospitalidade, a apresentação dos pratos e a excelência no atendimento.
Com valores a partir de R$ 35, o festival promove a acessibilidade e estimula o público a vivenciar experiências gastronômicas locais de forma democrática e atrativa. Um dos destaques desta edição é o Passaporte Gastronômico: a cada prato consumido, o visitante recebe um selo, e quem completar 10 restaurantes participantes recebe uma caneca personalizada do evento. Os estabelecimentos estarão identificados com flâmulas na entrada, e o passaporte traz datas, horários e endereços de cada local, estimulando o turismo de experiência pela serra.
Para a presidente do Comtur, Juliana Marconi Saia, o festival é exemplo de ação integrada e inclusiva: “Mais do que um evento gastronômico, o Festival de Inverno é uma construção conjunta. A participação ativa do Comtur e o chamamento para que todos os estabelecimentos da Serra de São Pedro pudessem participar mostram nosso compromisso com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a valorização de quem empreende aqui na serra”.