Festival da Cultura Coreana combina arte e gastronomia no Bom Retiro
O 17º Festival da Cultura Coreana acontecerá no final de semana, 17 e 18 de agosto, das 11 às 20 horas, no Bom Retiro, capital paulista. Com entrada gratuita, o evento é realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos, com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil, do Comitê de Desenvolvimento do Bom Retiro (Feira do Bom Retiro) e da Prefeitura de São Paulo.
Neste ano, a expectativa é receber mais de 100 mil pessoas. A entrada será realizada próximo à estação Tiradentes, com acesso pela linha azul do metrô. Além das atividades na Praça Coronel Fernando Prestes (conhecida como Praça Tiradentes), os visitantes poderão mergulhar um pouco mais na cultura Hallyu (onda coreana) no Oswald de Andrade, localizado na Rua Três Rios, também no Bom Retiro.
Diretamente da Coreia, a boy band NTX apresentará o recém-lançado álbum Hold X: no sábado, às 19 horas, e no domingo, às 17. No domingo será possível participar de um Meet & Greet no Oswald de Andrade, para aqueles que comprarem o álbum ou participarem de um sorteio.
Outra atração aguardada é a final da 12ª edição do Concurso K-Pop Festival, que acontece no sábado, das 17 às 19 horas, e contará com a participação de covers brasileiros de diferentes regiões do país. A cultura milenar se fará presente na apresentação do GaMuSeong, grupo que mistura gayageum-byeongchang (instrumento tradicional coreano com canto), dança tradicional e canto lírico coreano. A apresentação vai acontecer no sábado, a partir das 13h15.
No Oswald de Andrade, destaque para o Simpósio de Literatura Coreana, que acontece também no sábado, e contará com debates sobre literatura, k-drama, além de mesas com especialistas sobre cultura pop sul-coreana, o fenômeno Hallyu e seu crescimento no Brasil.
O local também receberá um bate-papo e apresentação do Home Duo, que realiza seu primeiro tour no Brasil. A dupla é composta pela cantora de jazz coreana Song Yi Jeon e pelo violinista brasileiro Vinicius Gomes.
A programação do festival ainda inclui apresentações de DJ, grupos de dança, de artes marciais, de canto, oficinas de arte e concursos. Toda a programação, sujeita a alterações, está disponível no perfil oficial do Instagram, @festivalculturacoreana
Iguarias tradicionais da gastronomia coreana poderão ser encontradas no festival. A Feira do Bom Retiro, que encabeça a curadoria gastronômica do festival, traz mais de 30 expositores de comidas e bebidas. Os preços são atrativos e variam entre R$ 10 e R$ 40. Nas barracas, será possível encontrar pratos típicos como hot dog coreano no palito, kimchi, bulgogi, tanghulu (levemente parecido com a maçã do amor, mas feito com um caramelo mais macio e frutas como morango, mirtilo e uva). Também se destacam as versões não apimentadas do yopokki, com molho rosé.
Entre as bebidas, os visitantes terão diversas opções de drinques feitos com o soju e o makgeolli (vinho de arroz coreano). Será possível encontrar as garrafas dessas bebidas vendidas à parte. Outro destaque é o tradicional somaek, coquetel coreano com soju e cerveja, além das caipirinhas feitas com soju e bebidas sem álcool, como o café dalgona. Inspirado no K-drama Round 6, o Yuja Ade, bebida refrescante que usa como base uma geleia de frutas cítricas coreanas, deve agradar os visitantes.
Saindo da gastronomia, o festival ainda traz barracas para a experiência cultural completa, com vestimenta de hanbok (tradicional vestido coreano), artesanato, dobradura e caligrafia coreana (onde o público poderá levar para casa seu nome escrito no idioma). Um espaço dedicado para produtos de beleza e cuidados pessoais, outra febre vinda da Coreia, fará parte da programação.
Durante todo o final de semana, haverá degustação gratuita de K-food, oferecida pela aT Center São Paulo. Serão três tipos de produtos: K-Sweets, snacks coreanos, biscoitos, doces de chocolate, entre outros.
“A cultura coreana é muito popular no Brasil, as novelas (K-drama) e a música pop (K-Pop) fizeram com que os brasileiros se abrissem a outras áreas, como a gastronomia (K-Food) e a literatura. Durante o Festival, os visitantes terão acesso a diversas outras manifestações de nossa cultura”, afirma Bruno Kim, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, junto da Subprefeitura da Sé, com patrocínio de Hyundai Motors e Turkish Airlines. Para atender ao público esperado, no evento haverá uma infraestrutura com equipe de bombeiros civis, 26 banheiros químicos e uma tenda com equipe de enfermaria e ambulâncias disponíveis durante os dois dias de evento.
O Festival da Cultura Coreana é realizado desde 2006, sendo parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. Ele ocorre anualmente em agosto, no multicultural bairro do Bom Retiro, considerado desde 2010 o “polo cultural das tradições coreanas”, pela diversidade de comércio e serviços, restaurantes típicos, padarias e cafeterias ao estilo coreano.