Festival Caminhos do Cinema Português marca estreia de “Histórias Selvagens”
O ator João Lagarto, o diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, e o produtor cultural Tiago Bartolomeu Costa são destaques na abertura do Festival Caminhos do Cinema Português, hoje, na Casa do Cinema de Coimbra, em Portugal. Em exibição, às 17h30 (hora local) será exibido o filme “Histórias Selvagens”, realizado por António Campos em 1978, através de uma cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa.
“Histórias Selvagens” foi o primeiro filme da longa carreira de João Lagarto. O ator, atualmente com 68 anos, atuou no cinema, teatro e televisão. Destacou-se em filmes como “Adeus Pai” de 1996, “A Vida é Bela?” de 1982, “No Dia dos Meus Anos” (1992) ou “Pedro & Inês”, em 2018. Em televisão, João Lagarto teve participações em séries como “Duarte & Companhia”, “Polícias” e “Ballet Rose”.
Para além de João Lagarto, “Histórias Selvagens”, que foi filmado em Montemor-o-Velho, conta com a participação de Márcia Breia, Júlio Cardoso, Cremilda Gil (1927-2019), Carlos Bartolomeu e Glicínia Quartin (1924-2006).
A obra de António Campos (1922-1999) tem sido recuperada através do projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa. Na coordenação do projeto está o programador cultural Tiago Bartolomeu Costa.
“Histórias Selvagens” é exibido no ano do centenário de António Campos, que, apesar de não ter sido muito conhecido do grande público, deu forte contribuição ao cinema português. O filme é um retrato do mundo rural em Montemor-o-Velho na década de 1970, mesclando documentário e ficção.
O filme abre duas semanas do Festival Caminhos do Cinema Português, estando em exibição 162 filmes de nove seleções.
A sessão de encerramento e entrega de prêmios está marcada para 19 de novembro no Convento de São Francisco, com um cineconcerto de Victor Torpedo & The Pop Kids.