Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Segunda, 02 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado em 27/04/2023 - 6:53 am em | 0 comentários

José de Holanda/Divulgação

Favela Jazz Festival ganha edição com line up protagonizado por mulheres

Izzy Gordon, Vera Figueiredo e Funmilayo Afrobeat Orquestra estão entre os destaques

Favela Jazz Festival ganha edição com line up protagonizado por mulheres

Cria do icônico Jazz na Kombi, o Favela Jazz Festival chega em sua 6ª edição em formato com line up protagonizado por mulheres, trazendo ao foco a representatividade feminina na cena artística brasileira e, sobretudo, jazzística. Levando musicistas de referência no Brasil, a agenda acontece domingo, 30, ao ar livre, no espaço localizado na Rua André Dias, no Jardim Boa Vista, em São Paulo. Gratuito, o evento começa a partir das 9 e segue até às 21 horas.

O projeto, de proposta inovadora, busca popularizar o jazz e resgatar as suas raízes urbanas, nas ruas. A ideia é acabar com a aura elitista do gênero, promovendo apreciação e ampliação de repertório musical com a realização dos shows em território periférico, produção de conteúdos audiovisuais, oficina e roda de conversa.

Desta vez, a agenda traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Também estão previstos na ação, o Maracatu Baque do Boa, Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, Feira de Economia Criativa e mais.

“Uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade e dar maior visibilidade à produção feminina no jazz é mais do que necessária”, afirma Caru Laet, mulher que pilota o Jazz na Kombi e assina a curadoria e direção do Favela Jazz Festival: “É urgente e essencial. Esse é um trabalho de criação, articulação e invenção que exige muita presença, mente atenta, dedicação de tempo e energia. Fazer tudo isso sendo mulher, mãe, é muito difícil. É uma teimosia. Mas ver outras mulheres realizando o trabalho e dando essa força pra gente, para seguirmos, conseguirmos avançar, apesar das inúmeras demandas da vida, lutando contra e vencendo o patriarcado, é muito potente. A nossa mente é mesmo coletiva. As dificuldades que surgem por ser uma realização com muitas mulheres são várias. Diversas redes são necessárias para uma mãe poder pintar, poder produzir e poder subir no palco, por exemplo”.

Na produção e equipe técnica que realizam o festival, todo o time é formado por mulheres e pessoas Lgbtqia+. “Abrimos a oportunidade para que diversas profissionais atuem no projeto. No momento histórico que estamos vivendo, se faz ainda mais importante trazer ao centro a periferia do sistema. Com a visibilidade e consagração que o Jazz na Kombi já obteve nestes nove anos de atuação, trazemos à esfera pública essas parceiras, com suas produções e trabalhos impecáveis”, frisa Caru.

O Jazz na Kombi é um projeto que surgiu em 2014 com o objetivo de circular pela cidade de São Paulo realizando eventos e festivais de jazz em locais públicos, gratuitamente. De forma independente e colaborativa, o projeto dissemina o conceito de que a produção cultural se faz coletivamente e de que a cultura se ergue pelo povo, nas vivências e ações dos artistas, dos produtores e do público e ressignifica as relações urbanas na megalópole, fomentando a interação positiva entre pessoas dos mais variados contextos.

O Favela Jazz Festival – Especial Mulheres foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Para saber mais, acesse www.jazznakombi.com.br

Esta é a programação:

9h – 11h | Oficina Influências do Jazz

11h30 – 12h30 | Ladybird Quarteto part. Lilian Estela

11h – 16h | Jogos do Mundo

11h – 18h | Feirinha

13h – 13h40 | Cortejo de Maracatu Baque do Boa

13h40 – 14h40 | Izzy Gordon Quarteto

15h – 16h20 | Roda de Conversa com integrantes das bandas do festival

16h40 – 17h40 | Vera Figueiredo Trio

18h – 19h | Sintia Piccin Sexteto

19h40 – 20h40 | Funmilayo Afrobeat Orquestra

Responder