Exposição permanente valoriza artesanato identitário do Vale do Ribeira
Com o objetivo de seguir promovendo a cultura do Vale do Ribeira por meio de suas potencialidades, o Sebrae-SP, por meio das ações práticas do Plano Regional de Economia Criativa do Vale do Ribeira, inaugura um novo espaço para valorização do artesanato identitário da região. Ele fica localizado no escritório regional do Sebrae-SP em Registro, localizado na Rua José Antonio de Campos, 297, no Centro. A exposição funciona durante o expediente da regional, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
O artesanato tradicional identitário do Vale do Ribeira nasce de uma relação muito íntima com os modos de vida das comunidades da região, já que era produzido para utilizar, para contribuir com o funcionamento da casa, na produção e beneficiamento das roças, na pesca e na alimentação.
O artesanato na região tem uma forte influência dos africanos escravizados durante os ciclos econômicos do Ouro e do Arroz, dos grupos indígenas e dos europeus e imigrantes. São encontradas, em maior número, as cerâmicas utilitárias e decorativas, as cestarias e trançados – principalmente de cipós e fibras, além do entalhe e escavação em madeira – em especial na caixeta.
Para o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Jr., o Vale do Ribeira se apresenta como um grande núcleo de produção artesanal, mas enfrenta grandes problemas no seu escoamento, em parte pautado na ausência de espaços para tal, programas de valorização e multiplicação, entre outros gargalos que incidem diretamente no fomento e na manutenção da produção.
“São poucos os municípios da região que possuem espaços que contribuam com o escoamento e, nas localidades em que eles existem, sua contextualização e gestão estão distantes do ideal para, de fato, estabelecer uma dinâmica de incentivo e valorização do segmento”, comenta Carlos Alberto: “Entretanto, a qualidade da produção, nas suas mais diferentes nuances, demonstra o enorme potencial para o seu desenvolvimento”.
“O Sebrae conseguiu reunir uma amostra significativa de toda essa produção artesanal identitária do Vale e, por meio de uma exposição permanente, montada nas dependências do escritório regional Vale do Ribeira, pretende não apenas oferecer um suporte condizente com a importância dessa produção, mas também contribuir com o estreitamento das relações entre o público e esses produtores, contribuindo ainda com formato referência de exposição para fomento na comercialização dos trabalhos, fortalecendo o artesanato tradicional da região”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos.