Edição 356 Setembro 2024
Edição 356Setembro 2024
Sábado, 12 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado em 9/08/2024 - 7:04 am em | 0 comentários

Divulgação

Estudantes vencedores do 27º Prêmio Deca de arquitetura e design

Cozinha Umbu, projeto de Renato Cezar Pereira Togni

Estudantes vencedores do 27º Prêmio Deca de arquitetura e design

O júri do Prêmio Deca, concurso de arquitetura e design de interiores, revelou os vencedores da categoria estudantes da 27ª edição, que ocorreu de março a junho passado. Jovens talentos de várias regiões do país inscreveram projetos de banheiros, cozinhas e produtos. A premiação é realizada pelo DEXperience, programa de relacionamento com especificadores da Deca, que abrange também as marcas Portinari, Duratex, Castelatto e Ceusa, sendo a Portinari uma apoiadora da iniciativa.

Os melhores trabalhos em 3D, a partir de critérios como originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço, foram eleitos por um júri presidido pelo arquiteto Gianfranco Vannucchi. Nomes como Allex Colontonio, Jader Almeida, Ricardo Bello Dias, Paula Neder, Thais Lauton, Clarissa Schineider e Tuca Reines avaliaram os talentos.

Renato Togni, de Poços de Caldas/MG, foi o vencedor na categoria Cozinha, com a Cozinha Umbu: Celebrando a Brasilidade. Um convite à conexão com a natureza e com a cultura brasileira, celebrando sua diversidade por meio da gastronomia e da hospitalidade, a Cozinha Umbu personifica a identidade brasileira, integrando elementos naturais ao design que se harmoniza com o entorno. A madeira e o MDF verde bandeira se destacam, trazendo calor e cor ao ambiente. Suas aberturas conectam os ocupantes à serenidade da natureza exterior. Um pilar simbólico representa a força e a identidade do espaço.

Raquel Amim, de Vila Velha/ES, foi a vencedora na categoria Banheiro, com a Sala de Banho Éden, um local de luz, aconchego, intimidade, tranquilidade, relaxamento e retorno às origens. Os materiais escolhidos remetem à natureza, com raízes estéticas fundamentadas em pedras naturais, madeira, vegetação e água. Esses elementos combinados com os adornos e espelho reforçam a temática e conferem um espaço integralmente pensado para o bem-estar pessoal dos moradores da residência. A integração do ambiente com a área externa, a partir de aberturas, permite uma conexão visual com a natureza, que prioriza a beleza intocável e a sensação de inserção em um refúgio perfeito. O destaque diferencial do projeto são os produtos Deca que, em cada detalhe, trabalham em harmonia para recriar a essência do Jardim do Éden.

Victtória Leonel, de Itapetininga/SP, venceu na categoria Produto, com o tema Chuveiro Arco. Ele foi projetado para combinar a elegância contemporânea com a funcionalidade. Seu design apresenta dois chuveiros paralelos, unidos por um arco central, que adiciona um ponto focal visual e eleva o design do banheiro, proporcionando uma sensação de união, e transformando a simplicidade de um banho em um momento único e íntimo.

Nesta 27ª edição, os estudantes vencedores serão premiados com um notebook e combo de licenças para Sketchup e V-Ray, além de um tour imersivo na fábrica da Deca.

Entre os arquitetos profissionais, os finalistas foram: Vinicius Lacerda, Nildo José, Evandro Melato, Leo Romano, Natan Gil, Tais Marchetti Bonetti, Lucas Lemos, Junior Piacesi, Daniela Cianciaruso, Bruno Reis, Leonardo Brícola e Gisele Taranto.

Eles foram desafiados neste ano com a nova categoria Ambientes para Viver Bem, em 3D, a pensar espaços de forma mais sustentável, evidenciando o design como uma ferramenta de reconciliação com o futuro, e promovendo bem-estar ao usuário e ao meio ambiente.

Influenciada pela ascensão da neuroarquitetura – que busca criar espaços que impactam positivamente o bem-estar e o comportamento das pessoas – e outras discussões sobre como estimular as emoções dentro dos ambientes, a marca Deca tem se posicionado como uma provocadora de movimentos de mudança, principalmente na forma como as peças são combinadas.

“A inclusão dessa nova categoria reforça a promessa de Deca com o design para ver e viver. Queremos incentivar os arquitetos, cada vez mais, a aliar forma e função, pensando em promover experiências de conforto sem comprometer os recursos naturais. Este é um compromisso da companhia como um todo e queremos provocar novas formas de tornar isso cada vez mais real e comum nos projetos”, diz Fabiana Melo, gerente de Comunicação, CRM e Projetos das marcas Deca, Portinari e Ceusa.

Na próxima terça-feira, 13 de agosto, às 19 horas, no Faena São Paulo, megaempreendimento recém-lançado na capital paulista, será feita a premiação dos profissionais vencedores nas categorias Banheiro Residencial, Banheiro Casacor, Cozinha Residencial, Cozinha Casacor, Ambiente para Viver Bem, Ambiente Coorporativo e Produto. Para este grupo, o prêmio será uma viagem para a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, uma das cidades mais belas e multiculturais do continente africano, referência em design. Além disso, os vencedores participarão de um tour imersivo na fábrica de Deca. A participação no Prêmio Deca oferece ainda pontuações para o DEXperience, programa de relacionamento com especificadores.

Responder