Escola visa preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Grupo composto por especialistas da área de ambiental, lideranças empresariais, acadêmicos e ecologistas se uniu para criar a Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira (ESM), que visa reunir e formar pessoas para atuarem com foco na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, bem como contribuir para a preservação da região. O lançamento da ESM acontecerá hoje, a partir das 10 horas, no Clube Recreativo e Gonçalves, na Rua Coronel João Vieira, 155, Centro de Gonçalves/MG, com transmissão on-line no YouTube do Instituto Pharos, em www.youtube.com/@Instituto_Pharos
Gonçalves está localizada no topo da serra, numa das regiões mais bonitas da Mantiqueira. À frente do projeto está Eugênio Singer, reconhecido por sua expertise em projetos voltados à sustentabilidade e defensor da cultura participativa, que mobilizou grupo de mais de 500 pessoas, até o momento.
“Nossa proposta é estruturar uma base de pensamento voltada à sustentabilidade, formando cidadãos, agentes públicos, empresários e membros do terceiro setor, na direção de um desenvolvimento equilibrado, justo e resiliente”, conta Singer: “A escola tem como premissa a preservação do meio ambiente com justiça social, e também busca valorizar a cultura e os artistas locais como pilares para criar oportunidades de trabalho e fortalecer a cena cultural da região”.
A Serra da Mantiqueira abrange área de 1,5 milhão de hectares, envolvendo 425 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua preservação requer não só a reunião de especialistas e a participação de pessoas engajadas com a sustentabilidade e a preservação do ecossistema da região, mas especialmente o apoio financeiro de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.