Encontro online fomenta cultura da negociação baseada em princípios
Baseado no conceito de que “negociar é para todos”, o Meeting de Negociação incentiva uma nova forma de solucionar as diferenças. A atividade inicial de sua IV edição é a palestra de lançamento que será realizada gratuitamente hoje, das 9 às 12 horas, com inscrições no link http://bit.ly/palestra_meeting
Primeira competição online de negociação do Brasil, o Meeting de Negociação é uma jornada de fomento à cultura da negociação baseada em princípios, método originado no Programa de Negociação de Harvard. Suas edições reúnem capacitação em negociação, por meio de workshops e palestras, prática de negociação de casos complexos, com feedbacks construtivos, além de aprimoramento pela autorreflexão, promovido por processos de mentoria. Tudo isso a partir do “aprender fazendo”.
O resultado é uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal, conforme percebemos no vídeo gravado ao final da última edição, disponível em:
Após a palestra, onde também será apresentada a nova identidade visual do Meeting de Negociação, estarão abertas as inscrições para as equipes participantes. São realizadas qualificatórias regionais e depois uma etapa qualificatória nacional. A equipe mais bem classificada nesta etapa será escolhida para representar o Brasil na International Negotiation Competition (INC), evento com mais de 20 anos de existência, que acontece a cada ano em um diferente local no exterior.
A etapa qualificatória nacional da edição passada no Brasil, em www.meetingnegociacao.com.br, apresentado pela CMI Interser, empresa de consultoria e capacitação com origem em Harvard, reuniu mais de 500 pessoas em 16 equipes de todo o Brasil, além de observadores, mentores, organizadores e 40 avaliadores, sendo 15 deles internacionais, representando todos cinco continentes.
“O objetivo é incentivar e contribuir no preparo da nova geração de profissionais que atuam com consultoria estratégica e resolução de conflitos, por meio da negociação, mediação e demais ferramentas que estimulem o protagonismo dos envolvidos e a autocomposição. É uma maneira de fomentarmos uma forma diferente e efetiva de solucionar as diferenças, em um país que concentra 98% dos processos trabalhistas de todo o planeta. É hora de transformar este cenário e criar um novo caminho, mais ágil, mais humano e com menor custo para o país”, destaca Camile Souza, membro do comitê executivo da INC para o Brasil e América Latina.
As etapas qualificatórias regionais reuniram 40 equipes de estudantes de direito brasileiros, além de coaches, avaliadores, mentores e organizadores. Durante os Meetings, os estudantes realizam rodadas de negociação, onde são avaliados, recebem feedback de profissionais experientes na área, e participam de sessões de mentoria para aprimorar suas habilidades. O objetivo é fomentar a arte da negociação e desenvolver e aprimorar habilidades por meio de capacitações, práticas de negociação, feedbacks, compartilhamento de aprendizados e networking.