Eletrificação dos carros avança
Nelson Tucci
O novo Audi A8 está avançando na eletrificação em uma ampla frente. Em sua última geração, o principal carro da marca apresentará, pela primeira vez, uma transmissão eletrificada como equipamento padrão. Para isso, os motores a combustão serão equipados com uma tecnologia híbrida leve, trazendo uma rodagem refinada e um desempenho aprimorado, juntamente com uma maior eficiência. A base é o sistema elétrico de 48 volts incorporado ao novo Audi A8 como o sistema elétrico primário.
A unidade de potência híbrida leve compreende dois componentes principais: primeiro, o alternador de correia de 48 volts refrigerado a água (BAS), que complementa o motor de arranque convencional de pinhão. Em seguida está a bateria de íon de lítio no compartimento de bagagem, que atua como acumulador de energia para o veículo elétrico híbrido MHEV (Mild hybrid electric vehicle / veículo elétrico híbrido leve) com uma capacidade de carga de 10 Ah e um sistema elétrico de 48 volts.
O A8 poderá entrar no modo de deslocamento silencioso dentro da faixa de velocidade de 55 a 160 km/h. O automóvel poderá então rodar com emissão zero por até 40 segundos, com o motor desligado. Assim que o motorista pisar novamente no acelerador, o BAS proporciona uma partida rápida e muito suave. Além disso, a operação de partida/parada (start/stop) somente se torna ativa a partir de 22 km/h.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.