Dieselgate tem novos capítulos
Nelson Tucci
Polícia alemã fez buscas em escritórios da Hyundai e da Kia, em várias partes da Alemanha e no vizinho Luxemburgo, dia 28 último. A ação contou com o apoio da Eurojust, a agência da União Europeia para Cooperação e Justiça Criminal. A suspeita, para justificar o ato, é que essas montadoras coreanas fabricaram 210 mil veículos a diesel, com dispositivo não autorizado, a fim de promover uma gigantesca fraude ambiental. Para quem acompanha o lançamento de veículos, ou aposta na evolução da humanidade e seus cuidados com o meio ambiente, parece uma série de terror.
Notícia foi divulgada pela agência Reuters e posteriormente pela AFP. Não demorou e o caso foi apelidado de “novo dieselgate”, remetendo à lembrança do utilitário da Volkswagen, que utilizou software fraudulento no motor EA189, que equipa a conhecida picape Amarok. A descoberta ocorreu em 2015 e, por fim, a montadora alemã admitiu. Por conta disso, cabeças rolaram na VW e foram geradas várias ações para reparo dos consumidores.
Sobre o novo dieselgate, Veículos & Negócios procurou as assessorias da Hyundai e da Kia, no Brasil, e a resposta foi a mesma: “Não vamos comentar o assunto”.
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