Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Segunda, 20 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado em 10/01/2025 - 7:06 am em | 0 comentários

Divulgação

Concertos e shows multimídia na Sala São Paulo e Casa das Caldeiras

10º Ilumina Festival de Música Clássica

Concertos e shows multimídia na Sala São Paulo e Casa das Caldeiras

Considerado um dos mais prestigiados festivais de música de câmara, o Ilumina Festival terá em sua 10ª edição, de hoje a domingo, na Sala São Paulo e Casa das Caldeiras, na capital paulista. Trata-se de coletivo de 28 jovens artistas selecionados, de 18 a 26 anos, e 13 solistas do Brasil e de outros países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

A diretora artística, violista e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, disse que o tema do festival deste ano, Futur_, olha para o futuro: “Reunindo músicos, artistas e pensadores do mundo da inovação, o festival apresenta a música como um espelho para as grandes questões e os grandes desafios da vida. Inteligência artificial, mudanças climáticas e a epidemia de solidão: esses são temas nos quais a música pode lançar luz. Em uma era de automação, a arte ainda é relevante?”.

A 10ª edição também se caracteriza pela diversidade dos jovens artistas, dos solistas internacionais, da programação e das conexões com as ideias atuais. Entre os solistas, nomes de forte presença no cenário internacional subirão ao palco em São Paulo, como Adrian Brendel (violoncelo, Reino Unido), Clarice Assad (compositora, Brasil), Cristian Budu (piano, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Florian Donderer (violino, Alemanha), Gareth Lubbe (viola e voz, África do Sul), Jennifer Stumm (viola, EUA), Matthew Hunt (clarineta, Reino Unido), Rachell Ellen Wong (violino, EUA), Seth Parker Woods (violoncelo, EUA), e Tai Murray (violino, EUA).

Como destaque da programação, haverá a estreia da obra da compositora brasileira premiada internacionalmente Clarice Assad.

Além dos concertos, o Ilumina apresentará o Ilumina U, voltado a artistas jovens e adultos. A atividade interdisciplinar terá oficinas sobre temas como tecnologia, finanças, liderança e saúde mental, ampliando a formação de jovens músicos para outras áreas importantes da vida e carreira.

Responder