Concerto no Museu do Ipiranga abrirá programação do Mês da Independência
O Museu do Ipiranga e Atlas Schindler apresentam o concerto “Meu Brasil Brasileiro”, da Orquestra Locomotiva. O evento, que celebra a música, a cultura e a história, ocorre neste domingo, em duas apresentações, às 14 e às 16 horas, no novo auditório do Museu do Ipiranga. Haverá participação de 45 músicos, entre crianças e adolescentes, que estarão sob regência do maestro André Pires.
O espetáculo abrirá a programação oficial do Mês da Independência no Museu do Ipiranga e terá entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do museu duas horas antes do início das apresentações, e estarão sujeitos à disponibilidade devido à capacidade do auditório para 200 pessoas.
A Orquestra Locomotiva, conhecida por sua energia contagiante e repertório eclético, apresentará uma seleção de clássicos da música brasileira, proporcionando momentos de emoção e inspiração. O projeto, fundado em 2008 pelo maestro Rogério Schuindt, é formado por 700 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que são inseridos no universo da música a partir de aulas gratuitas dos mais diversos instrumentos no contraturno escolar. A orquestra atua em regiões consideradas de alta vulnerabilidade social nas cidades de São Paulo, Santo André e Mauá e abre portas para a transformação e inclusão social e cultural dos jovens.
“Estamos honrados em promover essa ação que impacta positivamente a comunidade com dois parceiros tão especiais como o Museu do Ipiranga, um dos símbolos culturais mais importantes da nossa cidade, e a Orquestra Locomotiva, cujo trabalho extraordinário tem auxiliado crianças e adolescentes a mudarem suas histórias por meio da música. Há 106 anos, a Atlas Schindler tem o compromisso de elevar a qualidade de vida dos brasileiros, e este é nosso singelo presente à nossa comunidade no mês de celebração de nossa independência”, afirma Flavio Silva, presidente da Atlas Schindler.
A parceria entre Atlas Schindler e Museu do Ipiranga para realização deste evento reforça o compromisso das duas instituições com a cultura e a educação, além da busca pela democratização do acesso à música de qualidade e oferecimento de experiências enriquecedoras para a comunidade.
O relacionamento da Atlas Schindler com o Museu do Ipiranga e com a Orquestra Locomotiva é de longa data. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a companhia patrocina a Orquestra Locomotiva desde 2018, também patrocinou as obras de restauração, modernização e ampliação do museu, em 2021, e segue patrocinando seu plano anual.
O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”, “Territórios em disputa”, “Ciclo curatorial – coletar”, “Ciclo curatorial – catalogar”, “Ciclo curatorial – conservar”, “Ciclo curatorial – comunicar” e “A cidade vista de cima”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.
A acessibilidade é tema estratégico do museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.
A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (Faamp).
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da universidade.