Conceito de bem-estar é tendência na construção de residenciais
Diante do cenário criado pela pandemia, o segmento de wellness building – literalmente, “edifício de bem-estar” – ganhou protagonismo no ramo imobiliário, demonstrando a capacidade de explorar uma definição de lar com empreendimentos construídos para serem mais do que apenas um teto, mas também características que estimulam seus usuários a desenvolverem hábitos mais saudáveis todos os dias, como o uso da academia, a colocação da natureza dentro do apartamento, um nível de ruído menor que a média da norma, ou uma fachada que deixe o ambiente mais quente no inverno ou mais frio no verão.
Segundo a médica Andressa Gulin, vice-presidente da AG7, de Curitiba/PR, que desenvolve esse conceito de moradia, o wellness building pode ser caracterizado a partir da união do green building e do healthy building, que desenha as experiências de cada área ou planta abordando uma balança equilibrada entre lazer, bem-estar e qualidade de vida: “O foco está em proporcionar estímulos positivos por meio de pilares importantes, como localização, exclusividade, design, sustentabilidade, serviços e, principalmente, uma rotina saudável”.
Dessa forma, os empreendimentos wellness building estão localizados em bairros arborizados e de fácil acesso a serviços do dia a dia do morador. “Nas áreas comuns, existe a preocupação em explorar ambientes que se conectam ao indivíduo positivamente. Por isso, muitas vezes são estruturados a partir da criação de espaços ao ar livre, com a presença do verde e da luz solar”.
Para colocar em prática características como essa, a AG7 desenvolve soluções, priorizando o cliente e o bem-estar em todos os detalhes. “O conceito de saúde e wellness no setor imobiliário já é uma realidade mundo afora, mas no Brasil ainda precisa dar alguns passos. Por isso, procuramos conhecer profundamente o comportamento humano com uma visão holística e saudável, a fim de construir moradias que inspiram atitudes e boas decisões”, afirma Andressa.
Empreendimento da incorporadora que representa as definições do conceito, o residencial Age360 tem projeto do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture. Ele está localizado em Curitiba, possui cerca de 4 mil m², está localizado numa região que facilita o acesso a comércios, restaurantes, escolas, hospitais e universidades, e recebeu o selo Fitwel como um prédio saudável.
Segundo o CEO da AG7, Alfredo Neto, a certificação demonstra que a construção fortalece e melhora a saúde e a qualidade de vida das pessoas, considerando 60 itens que envolvem o assunto acerca da comunidade, como redução de comorbidades, responsabilidade social, atividade física, segurança e o sentimento de bem-estar.
Possuindo área comum a 70 metros de altura equipada com academia, piscina, sala mindfullness, sauna e outros recursos exclusivos, o Age360 teve planejamento urbano que dá oportunidade ao morador de poder viver da melhor forma possível.