Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Sexta, 13 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado em 26/12/2022 - 6:59 am em | 0 comentários

Divulgação

Compactos são tendência crescente nos grandes centros urbanos

Unidades entre 30 m² e 45 m² predominam em lançamentos

Compactos são tendência crescente nos grandes centros urbanos

Os imóveis compactos são uma tendência no cenário imobiliário que continuam ganhando força. Em 2022, o percentual de crescimento da venda de imóveis com apenas um dormitório aumentou 30% comparando o primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021.

Mesmo com apartamentos menores, o que seduz compradores são os condomínios completos e inteligentes, que oferecem diversos serviços e não obriga o morador a sair da região em busca de produtos e atendimentos, como, por exemplo, mercados, academia, lavanderia compartilhada, coworking, espaços gourmet e espaço de lazer.

A Callabrez Construtora e Incorporadora tem o foco na construção de apartamentos compactos, para famílias com até um filho, casais, idosos e pessoas solteiras. De acordo com Marcus Rocha, diretor de projetos, “as novas configurações de família influenciam na procura por novas formas de morar”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de pessoas que moram sozinhas subiu em 43% nos últimos 10 anos.

“Entre as vantagens de se investir em um apartamento compacto estão menor custo, portanto menor capital investido e menor prazo para amortização, possibilidade de diversificação de investimentos a serem realizados em compactos distintos, maior facilidade de venda, boa rentabilidade, menor risco – quando comparado a apartamentos maiores, com maior valor de investimento –, possibilidade de locação por temporada, em plataformas do tipo Airbnb ou Booking, menor custo de manutenção e operação e, por fim, praticidade e versatilidade de modo geral no uso do imóvel”, aponta Rocha.

Ele destaca que os apartamentos compactos estão posicionados como tendência em primeiro lugar na região Sudeste, destacando-se cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte, por exemplo, além de centros de cunho turístico como Florianópolis, Recife, João Pessoa e Vitória.

A Callabrez tem disposição de continuar atenta a sinais do mercado e indica que a grande parte dos novos empreendimentos será de apartamentos menores. Rocha, explica que a missão da empresa inclui o objetivo de construir a maior quantidade de empreendimentos, com alta qualidade e menor custo: “Quanto menor a área, menor será o custo e, com isso, mais democratizado se torna o acesso do empreendimento ao comprador”.

Para 2023, a construtora pretende lançar dois novos empreendimentos, priorizando o projeto de apartamentos compactos, de um e dois dormitórios. As torres de 30 pavimentos são projetadas em áreas com localização estratégica, dotadas de infraestrutura urbana, próximas a redes de comércios e serviços, permitindo fácil acesso a linhas de transporte público e vias arteriais de escoamento de veículos.

Ao priorizar empreendimentos em áreas que apresentem centralidades e vitalidade urbana, a Callabrez contribui para o fortalecimento das centralidades, possibilita o desenvolvimento de novos negócios, fortalecimento da economia local e regional, principalmente na região de entorno ao empreendimento, bem como, junto ao empreendimento. Com isso, a empresa colabora para a construção de cidades mais sustentáveis e inteligentes, ampliando a qualidade de vida.

Responder