Cidades da Baixada Santista sofrem com o impacto das fortes chuvas
Equipes da Defesa Civil das cidades da Baixada Santista estão em estado de alerta para atender seguidas ocorrências e alertar a população sobre os riscos de deslizamentos nos morros devido às fortes chuvas que atingem a região desde quarta-feira passada. Em Santos, foram contabilizadas mais de 40 ocorrências, todas sem vítimas. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estão atendendo famílias de casas atingidas pelas chuvas. No Morro do Marapé foi registrada a queda de um muro, que atingiu cinco moradias.
O temporal obrigou a Prefeitura de Santos a alterar a programação comemorativa do 478º aniversário da cidade. O show da cantora Pitty que aconteceria hoje, na Praia do Gonzaga, foi adiado e a nova data para apresentação da artista foi anunciada para 1º de março, em horário e local a serem divulgados. Os shows programados para o final de semana dependerão das condições climáticas.
Desde dezembro passado até final de abril, Santos executa o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), com a intensificação do monitoramento das áreas de risco, com acionamento da Defesa Civil pelo telefone 199.
Na manhã de ontem houve deslizamento de terra na encosta do Morro São Bento, ao lado do Complexo Marina Magalhães, próximo à rodoviária, também sem vítimas. Houve, ainda, deslizamento de terra no Morro Santa Maria, na comunidade Vila Israel, onde técnicos da Defesa Civil indicaram a desocupação de casas. As equipes ainda estão no local avaliando a situação. As famílias destes imóveis serão encaminhadas ao atendimento da Seds.
Inúmeras ruas e avenidas das cidades da Baixada Santista ficaram inundadas com a combinação das fortes chuvas e a maré alta. A Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste, segue com pontos de alagamentos em ambos os sentidos. O acesso ao Viaduto Paulo Gomes Barbosa foi liberado. Linhas de ônibus que faziam desvio na Nossa Senhora de Fátima já voltaram a circular pela via.