CDHU entrega 500 unidades do Programa de Recuperação da Serra do Mar
O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual da Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregaram hoje 500 unidades em São Vicente. Foram 260 apartamentos do empreendimento Penedo e 240 unidades do conjunto habitacional Primavera, localizados na Avenida Sambaiatuba, 23, Vila Jóquei Clube.
“São Paulo é o único Estado brasileiro que investe 1% do ICMS em habitação de interesse social. Estamos ajudando a concretizar o sonho de várias famílias”, disse Alckmin: “Aqui na Baixada Santista temos mais 4.106 unidades em obras. Com isso, estamos também gerando empregos na região”.
Os empreendimentos entregues em São Vicente – que contam com investimento total de R$ 66,5 milhões – integram o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Foram 194 unidades para famílias removidas de áreas de risco e frentes de obras públicas que recebiam auxílio moradia. As outras 306 unidades vão atender pessoas inscritas em programas habitacionais municipais.
As 500 unidades possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 53,05 m² de área construída. Cada imóvel conta com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes da cozinha e esquadrias em alumínio.
O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. As casas terão sistema hidráulico preparado para receber aquecedores solares para água do chuveiro.
De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale a 964 empregos diretos criados na soma das duas obras.
Desde 2011, a Baixada Santista recebeu 7.636 moradias populares, por meio da CDHU e do programa Casa Paulista. Além disso, há 4.106 habitações de interesse social em construção.
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.