Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Sábado, 14 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado em 15/07/2023 - 6:55 am em | 0 comentários

Jomar Bragança/Divulgação

CasaCor Minas Gerais começa hoje com o tema “Corpo e Morada”

Sala da lareira e varanda, projeto de Pedro Lázaro

CasaCor Minas Gerais começa hoje com o tema “Corpo e Morada”

De hoje até 3 de setembro, Belo Horizonte receberá a 28ª edição da CasaCor Minas, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, serão apresentados ao público 50 ambientes, assinados por 53 profissionais, além de duas instalações.

Um dos atrativos deste ano está na mudança do local para um complexo formado por três casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, o homenageado desta edição. Falecido no último mês de abril, Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. O casarão principal mistura o estilo art déco e possui referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana.

Outro ponto de destaque da edição está no retorno do evento a um imóvel com foco residencial. A última edição em uma casa real foi realizada em 2016, na Pampulha, celebrando o título conquistado pelo Conjunto Moderno da Pampulha de Patrimônio Mundial da Humanidade.

O tema escolhido para este ano é “Corpo e Morada” – responsável por conduzir o elenco na criação de todos os ambientes. A proposta é mergulhar nas múltiplas possibilidades de interpretação de como a casa é uma extensão do nosso corpo, e vice-versa. O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento. A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. Corpo & Morada’ foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal.

O paisagismo também ocupa lugar de protagonismo, tanto nas áreas internas quanto externas, mostrando o quanto a presença do verde é essencial para o nosso bem-estar.

Assim como nos anos anteriores, a gastronomia continua sendo um dos pontos altos da mostra. A parceria com diversas empresas e marcas do segmento de alimentos e bebidas, a CasaCor Minas atrai um grande público interessado em participar das experiências gastronômicas. Entre os parceiros do segmento que estarão presentes nesta edição, Krug Bier, Rex Bibendi/Zahil, Supernosso, Água Mineral Ingá e Felicitea.

Responder